Ferramentas de acessibilidade

  

Festival de cinema exibe curta-metragens franceses nas unidades prisionais e APACs de Minas Gerais

 
Iniciativa fruto de uma parceria entre a Sejusp MG e produtora francesa Sokol. M. Company, traz sessões de exibição de filmes para os custodiados do sistema prisional
 
No dia 23 de outubro, o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, recebeu o FestivaFrance Edição 2025, uma iniciativa que nasceu da parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) e a produtora francesa Sokol. M. Company. A ação integra o Termo de Cooperação Técnica Nº 21/2021, que prevê o desenvolvimento de atividades socioculturais com envolvimento de ambas partes.
 
 
DSC02812 1
  
 
O FestivaFrance consiste na exibição de curta-metragens franceses nas unidades prisionais e Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (APACs) de Minas Gerais. Na edição de 2025, o projeto, que tradicionalmente exibe curtas-metragens franceses, inovou ao incluir também produções brasileiras. No Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, 26 mulheres custodiadas participaram da sessão, que exibiu o documentário “Minas & Moi”, obra que retrata a vida de comunidades de Belo Horizonte, destacando as histórias e singularidades de pessoas idosas e com deficiência. 
 
O filme propôs reflexões sobre resiliência, aceitação e persistência, temas que dialogam profundamente com a realidade das participantes. Após a exibição, as detentas tiveram espaço para compartilhar sentimentos e percepções despertados pelo documentário, além de esclarecer dúvidas sobre como podem se envolver em projetos culturais semelhantes após o cumprimento da pena. O momento foi marcado por trocas emocionais e discussões sobre o poder transformador da arte na reconstrução de trajetórias pessoais.
 
 
 
 
Para Karol Amorim, diretora interina da Diretoria de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), o FestivaFrance representa muito mais do que a exibição de filmes nas unidades prisionais. “A ação proporciona a abertura de janelas para novos olhares, novas sensibilidades e novas possibilidades de reconstrução de trajetórias. A arte, nesse contexto, fortalece o processo de ressocialização, promove o autoconhecimento e possibilita o despertar para novas formas de ver e contar a própria história. A parceria reafirma o compromisso do Estado com políticas públicas que valorizam a educação e a cultura, promovendo a humanização no sistema prisional”, disse.
 
O FestivaFrance 2025 será levado a todas as unidades prisionais e APACs de Minas Gerais entre 15 de outubro de 2025 e 15 de fevereiro de 2026. Nesse período, cada instituição poderá promover cine-debates, rodas de conversa, oficinas e mesas-redondas, fortalecendo o acesso à arte e à cultura como instrumentos de educação, sensibilização e ressocialização.
 
 DSC02788 1
 
 
A iniciativa reforça o compromisso do sistema prisional mineiro em estimular a reflexão, o aprendizado e o protagonismo social por meio da cultura, abrindo caminhos para uma reinserção social mais humana e consciente para as pessoas privadas de liberdade.
 
Texto: Ana Carolina Costa
Fotos: Divulgação ASCOM/Sejusp MG
DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images