Projetos Boneca de Pano e Fábrica da Alegria têm uma produção mensal de cerca de 120 brinquedos e já doaram mais de cinco mil, desde sua implantação, em 2022
A produção e doação de brinquedos não para no Presídio de Itajubá, localizado na região Sul do estado. Somente nesse mês de agosto, um total de 280 brinquedos, entre carrinhos, bonecas, jogos educativos e brinquedos de madeira foram confeccionados e doados para crianças de Santa Rita do Sapucaí, município localizado próximo a Itajubá.

A última entrega beneficiou crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica que frequentam o Projeto Semente, no dia 15. Na ocasião, também foram repostos materiais lúdicos da biblioteca do Fórum Municipal. Todos os itens foram confeccionados pelos projetos Fábrica da Alegria e Boneca de Pano, que contam com a participação média de 15 detentos.
O diretor-geral do presídio, Marcelo Castro, destaca que a importância das iniciativas vai além da fabricação de brinquedos. Segundo ele, os projetos promovem a ressocialização, oferecem dignidade e propósito aos detentos e, ao mesmo tempo, fortalecem os laços com a comunidade. “Cada brinquedo produzido representa a esperança, a reconstrução de vidas e, principalmente, motivam a alegria das crianças que recebem esse gesto de solidariedade”.

Ressocialização
Por mês são produzidos cerca de 120 brinquedos, beneficiando projetos sociais, creches, escolas públicas, grupos de escoteiros e lares de acolhimento infantil de Itajubá e de diversas outras cidades no Sul de Minas. Todos os insumos para a fabricação são obtidos por meio de parcerias locais, doações e reaproveitamento de materiais, entre elas, madeiras e tecidos que seriam descartados.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, ressalta que a ressocialização dos presos é foco constante do Governo de Minas. "O trabalho é uma ferramenta que ensina, que estimula a disciplina, a responsabilidade e oferece uma qualificação real. Um preso ocupado é um preso que está se qualificando, e com muito mais chances de recomeçar sua vida sem rescindir no crime", avalia.

Desde sua implantação, em 2022, os dois projetos do presídio já produziram e doaram mais de cinco mil itens. A próxima entrega será em outubro, em comemoração à semana das crianças, e acontecerá durante a Caravana da Alegria, projeto iniciado no ano passado, doando cerca de 1.500 brinquedos para escolas da região, em apenas cinco dias.

“A doação da Polícia Penal reforça o compromisso das instituições públicas e da sociedade civil em ações que beneficiam a população. Projetos como esse transformam realidades tanto para crianças atendidas quanto para os detentos em processo de ressocialização”, conclui Gilson Silva, diretor regional da 17ª Região Integrada de Segurança Pública.

Texto: Lara Nassif
Imagem: Divulgação/Sejusp
Imagem: Divulgação/Sejusp