Mais de 3 mil pessoas participaram nas modalidades 5 Km, 10 Km e, ainda, uma 'caminhada da família' de 3 Km;
a ação despertou a curiosidade de quem passava pela região sobre o papel dessa importante força de segurança de Minas Gerais
a ação despertou a curiosidade de quem passava pela região sobre o papel dessa importante força de segurança de Minas Gerais
O ponto turístico mais conhecido de Belo Horizonte foi cenário, na manhã desse domingo (19), da primeira edição da Corrida da Polícia Penal de Minas Gerais. O evento reuniu aproximadamente 3 mil pessoas, com o objetivo de incentivar a prática esportiva, promover a inclusão social e proporcionar momentos de integração e bem-estar, entre servidores da instituição e o público em geral.

Antes da largada, na Praça Geralda Damata Pimentel, conhecida como Praça Nova da Pampulha, houve apresentação dos grupamentos de Operações com Cães (GOC), Patrulha Aérea (GPAer) e Intervenção Rápida (GIR). Para animar os participantes e o público, a banda da Polícia Penal tocou em um palco instalado no local, antes e depois da corrida.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Grego, destaca que a realização da corrida foi muito além da promoção de um evento esportivo, representou um caminho para aproximar os cidadãos da Polícia Penal e contribuir para mudar a visão que muitos têm acerca dessa força de segurança.

"A primeira Corrida da Polícia Penal de Minas Gerais é uma iniciativa que celebra e valoriza nossos policiais penais, reforçando seu papel indispensável como pilar das forças de segurança do estado. Este evento foi além de uma comemoração, significou uma oportunidade de aproximar esses profissionais da sociedade, mostrando que a Polícia Penal atua como uma peça fundamental das forças de segurança”, esclareceu.
Os cerca de 3 mil participantes inscritos percorreram um trajeto, na orla da Lagoa da Pampulha, dividido em 10km e 5km para corrida, e 3km para caminhada, a “caminhada da família”. Os cinco primeiros colocados nas categorias policial penal (5km e 10km – masculino e feminino) e público geral (5km e 10km – masculino e feminino) foram premiados com gratificações que variam entre R$100,00 e R$1.000,00.
A realização da corrida esteve a cargo do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Minas Gerais (Sindppen), da empresa da Tardim Produções e Eventos LTDA, com o apoio da Polícia Penal de Minas Gerais, e homologado pela Federação Mineira de Atletismo (FMA).

Incentivo
A policial penal Pollyana Gomes Justino Cruz conquistou o primeiro lugar nos 10Km e revela ter batalhado muito, treinado bastante e que todo o seu esforço valei a pena. “Estou feliz demais, gente. Muito feliz! Olha, não percam a oportunidade. Correr é vida. Valeu demais! Eu gosto de correr. Acho que todo mundo tem que experimentar isso. E todo mundo pode. Bora para cima”, disse entusiasmada, momentos após descer do pódio.
Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, o último domingo foi um dia histórico para a instituição, por ter sido a primeira de muitas outras corridas que ainda serão realizadas pela Sejusp MG. “Foi algo muito marcante, algo bem interessante, ver famílias, policiais, toda sociedade engajada, conhecendo um pouco mais o trabalho da Polícia Penal. O objetivo é que seja realmente perene, constante. Essa foi a primeira de inúmeras que a polícia penal pretende realizar e são legados que a gente pretende deixar para a instituição.”

Confira os nomes dos policiais penais que conquistaram o primeiro lugar nos 5 e 10Km:
- 5Km feminino- Franciele Chaves Viana
- 5Km masculino- Rafael Braz Pereira
- 10Km feminino- Pollyana Gomes Justino Cruz
- 10Km masculino- Roberto Costa Morais
Texto e fotos: Bernardo Carneiro
Veja a seguir o banco de imagens deste dia tão especial: