Pela primeira vez, o cargo será ocupado por um agente penitenciário. O servidor tem experiência como diretor-geral e já trabalhou em oito unidades prisionais
O Sistema Prisional de Minas Gerais tem como subsecretário de Segurança Prisional, pela primeira vez, um agente de segurança penitenciário. O escolhido é o servidor Rodrigo Machado de Andrade, 37 anos, que ingressou na carreira por meio do concurso de 2005. A sua nomeação para o novo cargo foi publicada na quarta-feira, 09.01, no Diário Oficial do Estado.
Rodrigo Machado é tecnólogo em Gestão de Segurança Pública pela UNI-BH e pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes. Já recebeu várias homenagens e condecorações, dentre elas a Comenda Alferes Tiradentes e a Marechal Deodoro da Fonseca; o Colar Comendador da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira; o título de Cidadão Honorário Juiz de Fora; e o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal de Belo Horizonte.
Rodrigo nasceu em Belo Horizonte e cresceu em Ribeirão das Neves, onde morou até os 26 anos. Deixou a cidade, provisoriamente, para cumprir sua missão como agente de segurança penitenciário nos municípios de Governador Valadares, Ouro Preto, Itabira, João Monlevade, Nova Serrana, São Joaquim de Bicas e Belo Horizonte, até voltar para Ribeirão das Neves, onde exerceu o cargo de diretor-geral do Presídio Antonio Dutra Ladeira.
Foi também diretor-interventor nos presídios de Curvelo e Caratinga; superintendente de Segurança Prisional; coordenador da Equipe de Prevenção e Qualidade da Corregedoria da extinta Secretaria de Estado de Defesa Social e superintendente de Articulação Institucional e Gestão de Vagas.
Por Bernardo Carneiro
Fotos: Dirceu Aurélio