Ferramentas de acessibilidade

  

Agente penitenciário conquista 1º lugar em etapa mineira de ciclismo na categoria segurança pública

Celeiro de atletas de várias modalidades esportivas, sistema prisional revela talentos e enaltece o esporte como fonte de saúde e incentivo para enfrentar a rotina de trabalho

Praticante do ciclismo profissional, o agente de segurança penitenciário Alexandre Barbosa, de 38 anos, levou a categoria dos agentes para o primeiro lugar do pódio no IV Pedal de Ferro, realizado no município de Esmeraldas, na categoria segurança pública. A competição, realizada no dia 06.05, faz parte do roteiro ciclístico mineiro e está no ranking do circuito esportivo estadual. E é pedalando com vigor e disciplina que o agente de segurança penitenciário mantém a mente e o corpo em equilíbrio para enfrentar a rotina de trabalhos na Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

O servidor, lotado na Diretoria de Sistemas de Informação da Seap, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, é praticante de ciclismo há cinco anos e compete em nível semiprofissional. O percurso de 52 km em estrada de terra e trilhas o levou ao lugar mais alto do pódio. Para conquistar a vitória, ele treina de 300 a 400 km por semana. “Nossa categoria vem crescendo a cada competição. O nível dos atletas é muito forte e, nesse nosso esporte, muito se é exigido do preparo físico e do psicológico. A gente se dedica diariamente aos treinos rígidos e disciplinados”, disse o atleta.

mountainbike 3

Alexandre explica que as rotinas de uma unidade prisional são naturalmente estressantes por lidar com pessoas cerceadas da liberdade em um espaço fechado. Ele defende o seu esporte do coração e recomenda o ciclismo como atividade que pode funcionar como uma saudável “válvula de escape” para os trabalhadores da área de segurança. “Atualmente eu sigo uma planilha de treinamentos e procuro me alimentar adequadamente. Isso reflete positivamente na minha saúde”. Desde o início da prática do esporte em 2015, o atleta perdeu 24 quilos com a atividade física e a reeducação alimentar.

O agente também já conquistou o 3º lugar na categoria segurança pública na Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real 2018, o 3º lugar na categoria segurança pública na Copa Internacional de Mountain Bike de 2017 e o 1º lugar na categoria segurança pública no campeonato mineiro de Mountain Bike (XCM), em Santana dos Montes, em 2017.

Influenciador


Influenciado pelo colega de profissão, Vitor Carlos da Silva, de 31 anos, conquistou o terceiro lugar no IV Pedal de Ferro. Vitor trabalha na Diretoria de Material e Patrimônio da Seap e começou a treinar seriamente para competições há um ano. “Alexandre foi um grande incentivador para que eu levasse os treinamentos mais a sério. As competições na categoria estão cada vez mais qualificadas, o que é muito bom. Desejo que mais servidores abracem o esporte”.

agentesbike

Jiu Jitsu e bolsa atleta

Ronniel Felix de Oliveira é outro agente de segurança penitenciário que também se dedica ao esporte. Ele tem 23 anos e a paixão por lutas marciais começou aos 15 anos com o Muay Thai. Aos 17 treinou MMA e, aos 21 anos passou a se dedicar ao Jiu-Jitsu, no qual já foi campeão em torneios sul-americanos promovidos pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.

Ele fez o concurso para a Seap em 2012 e tomou posse em 2014. Trabalhou no Presídio Antônio Dutra Ladeira e até poucos dias atuava na Penitenciária de Teófilo Otoni, cidade onde nasceu. Cuidar da saúde é uma constante na vida do agente/atleta. Não fuma, não bebe, dorme cedo e toma todos os cuidados com a alimentação. “Acho que influencio positivamente meus colegas de trabalho, isto é muito bom!”, orgulha-se.

O desempenho no Jiu-Jitsu levou Ronniel a conquistar uma vaga em uma renomada academia na Região Metropolitana de Belo Horizonte para treinar como competidor. Agora ele vai se mudar para a capital para começar os treinos e enfrentar as futuras competições nacionais, elevando o nome do sistema prisional.

Fisiculturismo


A campeã brasileira de fisiculturismo na categoria wellness fitness, Luciana de Almeida Fernandes, agente de segurança na Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora, concilia suas atribuições de trabalho com os treinos em uma academia de ginástica.

fisiculturista
Sua dedicação ao esporte e os cuidados com a alimentação fizeram de Luciana um padrão a ser seguido por suas colegas na unidade prisional. “Elas passaram a ter um cuidado maior com a alimentação e aos intervalos entre as refeições, preferindo legumes, hortaliças, frutas e carnes brancas”, enfatiza a agente penitenciária.
Luciana é agente penitenciária concursada, tem 30 anos e começou a praticar musculação aos 19 “sem muito compromisso”, conforme relata. Aos 23 anos contratou um personal trainer. “Fico feliz de ver minhas colegas cuidando da saúde a partir da nossa convivência”, destaca a atleta.

 

Por Rangel de Oliveira e Bernardo Carneiro

Foto: Divulgação Seap

 

DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images