Ferramentas de acessibilidade

  

Agentes penitenciários e cadela farejadora da Penitenciária de Três Corações encontram idoso desaparecido

Idoso, que sofre de mal de Alzheimer, vivia em um asilo e desapareceu na zona rural. Buscas já duravam três dias

A manhã deste sábado, 16.03, pôs fim à angústia dos moradores do pequeno município de Campanha, no sul do Estado, que há três dias estavam mobilizados na busca do senhor Marco Antônio Lemes, de 69 anos, visto pela última vez na quarta-feira, 13.03, nas proximidades do asilo onde residia, na zona rural da cidade.

Familiares, amigos, funcionários da prefeitura de Campanha, servidores do Corpo de Bombeiros e servidores do sistema prisional de Três Corações estavam empenhados para encontrar o idoso, que sofre de mal de Alzheimer e conseguiu sair asilo sem ser visto pelos cuidadores. As pistas sobre a sua direção eram mínimas: apenas a imagem da sua saída captada por uma das câmeras do lar para idosos e um chinelo encontrado por um sitiante local em uma via de estrada de terra.

Um dos agentes penitenciários que participou da missão de busca é Paulo Buchholz. Ele e a esposa Márcia vivem em um sítio na zona rural de Campanha e ficaram sabendo do desaparecimento do idoso ainda na quarta-feira, quando Paulo foi abordado por um servidor da prefeitura local que buscava informações por meio dos residentes locais.

Com as buscas sem sucesso até a noite de sexta-feira, Paulo e outros três agentes penitenciários solicitaram à direção geral da unidade a utilização da cadela Ice, uma Pastor Belga Malinois, para integrar a equipe de voluntários na busca da manhã deste sábado. Apesar do mau tempo e da forte chuva da noite de sexta-feira, os agentes não se intimidaram e marcaram o início das buscas logo cedo, na manhã deste sábado. Antes das 8h o grupo já estava reunido e, juntos, fizeram uma oração para encorajar a todos no início da jornada.

Paulo e Márcia Buchholz, juntamente com os agentes penitenciários Higor Souza (do Grupo de Intervenção Rápida – GIR), Daniel Brito e Eduardo Rosa (do Grupamento de Operações com Cães - GOC), e os servidores da prefeitura Arnaldo Pereira e Gislei Leite, com a ajuda do morador local Claudemir Fernandes, partiram para as buscas confiantes de que poderiam encontrar o senhor Marco Antônio ainda com vida.

O vídeo, gravado no momento exato em que o grupo encontra o idoso deitado no meio de um matagal, sem se locomover, molhado, com mãos é pés arroxeados e em estado de choque, não deixa dúvidas de que não fosse a força de vontade da equipe e o trabalho dos cães farejadores que sinalizaram os possíveis rastros, ele possivelmente não seria encontrado com vida se passadas mais 24 ou 48 horas.

Ajuda canina

A cadela Nina, pastor belga Malinois, é uma das mais experientes do sistema prisional, segundo os agentes do GOC. Ela, juntamente com os cães do Canil Dog Roots e o cão do agente penitenciário Higor Souza, foram fundamentais para as buscas. Uma peça de roupa e um chapéu do idoso foram utilizados para que os cães reconhecessem o cheiro e farejassem o caminho.

O local onde ele foi encontrado fica distante 4 quilômetros do asilo. A região é de plantação de mexerica ponkan e, para o agente Buchholz, possivelmente durante a noite o idoso deve ter tentado alcançar a área de floresta para se abrigar da chuva, mas sem força e já debilitado, caiu na área de brejo e não mais consegui se levantar.

“O encontramos completamente debilitado. As roupas estavam molhadas e ele estava em estado de choque. Tiramos imediatamente a roupa e vestimos uma seca ali mesmo. Choveu muito na noite anterior e ele deve ter passado a noite inteira sob chuva e frio naquela vala”, disse o agente.

Para alívio de todos o senhor Marco Antônio já foi atendido, medicado e passa bem. O diretor-geral da Penitenciária de Três Corações, Maurício Victor da Silva, lembra que a integração do Corpo de Bombeiros, prefeitura de Campanha e Penitenciária, por meio dos seus servidores, foi importante para o resultado positivo desta ação de busca, já que a troca de informações e a força de vontade dos voluntários levaram ao paradeiro do idoso.

Flávia Santana

Fotos: Divulgação Seap

DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images