Agentes de Segurança Penitenciários do Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, impediram uma fuga de presos no dia 03 de fevereiro de 2018, após uma ação de vistoria em todas as celas da unidade prisional.
Agentes que atuam nas guaritas da unidade detectaram um barulho estranho vindo dos fundos da cela, o servidor repassou a informação ao Coordenador de Segurança, que acionou o setor de Inteligência e o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) para realizar uma vistoria geral.
Durante o procedimento em uma das celas, a equipe do GIR encontrou um buraco que daria acesso a um portão trancado. Foram apreendidos também um facão artesanal e uma teresa (corda feita com tiras de cobertor trançado).
Para o Secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, a ação dos servidores representa profissionalismo e dedicação ao trabalho desempenhado. “Esta ação deve servir de exemplo para todos os Agentes Penitenciários do Estado. Exercer de forma zelosa as atividades diárias faz com que a segurança seja garantida nas unidades prisionais, refletindo na segurança dos servidores, presos e comunidade”, afirmou o Secretário.
Os presos envolvidos na ocorrência foram removidos para outras celas. A Polícia Civil realizou perícia técnica no local para apurar os fatos no âmbito criminal e a direção do Presídio Inspetor José Martinho Drumond instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido.
Matéria: Patrícia Andrade
Foto: Cedida/PRIJMD