Ferramentas de acessibilidade

  

Atendentes das UAI’s recebem treinamento para atendimento ao cidadão que busca informações sobre o prisional

Entender que o cidadão que busca atendimento relativo ao sistema prisional está sensibilizado por ter um ente querido preso é uma das principais preocupações do Núcleo de Assistência à Família do sistema prisional

O Núcleo de Assistência à Família (NAF) do Sistema Prisional, em parceria com a Seplag, está treinando colaboradores para atuarem no atendimento dos familiares de presos que cumprem pena em unidades prisionais mineiras. Assistentes sociais e demais atendentes que trabalham nas Unidades de Atendimentos Integrado (UAI) das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Betim, Poços de Caldas, Sete Lagoas e São Sebastião do Paraíso estão recebendo capacitação sobre os sistemas informatizados que são utilizados durante o atendimento ao familiar.

Além disso, a capacitação aborda de que forma o atendimento deve ser realizado para melhor acolher o cidadão que busca informações sobre o seu ente que está preso. O treinamento está sendo realizado ao longo desta semana na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A diretora de Assistência à Família, Judsônia Curte, explica que o foco do curso é trabalhar a humanização, a acolhida, a empatia e, principalmente, a qualidade do atendimento. “Os parentes das pessoas que estão em restrição de liberdade não têm culpa de o familiar estar nessas condições. Nesse sentido, é muito importante que a pessoa responsável por prestar o serviço acolha a demanda do cidadão e consiga transmitir com segurança e tranquilidade a informação correta, esclarecendo todas as dúvidas”.

Naf 1

Eliana Dias trabalha há dois anos na UAI de Uberlândia e reconhece a importância do treinamento voltado especificamente para o público relacionado ao sistema prisional. “Enquanto atendentes, nós não fazemos diferenciação do cidadão que está sendo assistido. Poder adquirir novos conhecimentos em cursos de capacitação como este é a garantia de que estaremos prestando um serviço de qualidade para os mais diversos públicos”.

Naf 3


Além dos cinco dias de curso os atendentes terão como complemento dois dias de estágio na UAI Venda Nova, em Belo Horizonte. Atualmente existem vinte e quatro pontos de atendimentos do NAF em todo o estado.

NAF

A Seap administra 24 unidades do Núcleo de Assistência à Família, localizadas em todo o Estado. A equipe é composta por atendentes e profissionais do psicossocial (assistente social/psicólogo) treinados para atender as famílias. Os profissionais recebem capacitações presenciais periódicas e suporte diário da equipe da Diretoria de Assistência à Família da Seap.

Diante do difícil acesso a muitas unidades prisionais, por serem afastadas dos grandes centros, o NAF possibilita aos usuários o acesso facilitado para a solicitação das demandas dos detentos, como cadastro para visita social, íntima ou assistida, solicitação de atestado carcerário, auxílio-reclusão e permanência, confecção de documentos, assinatura de procurações, solicitação de escolta para casamento, registro de filhos, entre outros.

Por Rangel de Oliveira

Fotos: Dirceu Aurélio

 

DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images