Uma parceria da penitenciária com o Hospital Veterinário possibilita o atendimento aos cães, que ajudam com a doação de sangue para animais socorridos pela instituição de ensino
Foi um dia diferente para os nove cães, entre rottweilers e pastores alemães, da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba. Eles tiveram direito a medalhas, certificados e até um bolo de carne para comemorar a parceria com o Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube). O evento realizou-se no último dia 26.03, no campus da universidade, e também reuniu cães da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, homenageados também por participarem das buscas da tragédia em Brumadinho.
Além de trabalharem na manutenção da segurança da penitenciária, em operações policiais e no salvamento de vidas, os cães das três instituições fazem doações para o banco de sangue do Hospital Veterinário, que são fundamentais no tratamento de animais atendidos pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária. Esses heróis de quatro patas são premiados com os cuidados e carinho dos futuros médicos veterinários: avaliação clínica, vacinas, carrapaticidas, medicação e até cirurgias.
O diretor-geral da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, Itamar da Silva Rodrigues Júnior, ressalta que independente da doação de sangue os cães recebem tratamento no hospital. “Ficamos agradecidos pela qualidade dos serviços prestados pelos alunos e professores, e também orgulhosos pelo reconhecimento do trabalho realizado pelos servidores do Sistema Prisional com os cães”, conclui o diretor.
Os alunos do curso de Medicina Veterinária participaram da homenagem e fizeram a entrega das medalhas e certificados aos cães e condutores. Ao final, o bolo de carne foi repartido entre todos os animais presentes.
Por Bernardo Carneiro