Em apenas sete meses de inauguração, local já tem mais 200 servidores inscritos em atividades voltadas para a promoção da saúde e defesa pessoal
Quatro servidoras do Governo do estado conquistaram medalhas, por participação, no campeonato interno de jiu-jitsu de uma associação que congrega academias e escolas desta modalidade esportiva. O aprendizado para este sucesso foi realizado no Centro Integrado de Treinamento e Promoção da Saúde, inaugurado em março deste ano, e que funciona na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

As lutadoras trabalham na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp MG), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), na Secretaria de Estado de Educação (SEE) e na Polícia Civil e, são, respectivamente, Alessandra Celestino, 33 anos; Sthefany Lorrane, 22 anos; Júlia Perdigão, 26 anos; e a Ana Souza, 38 anos. Elas têm em comum a busca por uma vida saudável, tanto na parte física quanto mental, e, ainda, a certeza de que o conhecimento de uma luta marcial que pode ajudá-las em situações de violência.
“Consegui perder 16 quilos, em aproximadamente quatro meses. Estava entrando em depressão e já ia procurar ajuda médica, mas os exercícios físicos e o aprendizado das técnicas de jiu-jitsu mudaram minha vida”, comemora Alessandra Celestino, que também garante ser outra pessoa, dentro e fora do tatame. “Nas aulas, minha mente desliga dos problemas, das rotinas e do cansaço. Quero chegar na faixa preta.”

Quando o Centro de Treinamento Integrado foi inaugurado, pensava-se que seria procurado por aquele servidor já praticante de arte marcial, pelo frequentador de academias de musculação, enfim, por pessoas adeptas de atividades físicas e esportivas. As fichas dos 212 inscritos mostram o contrário, cerca de 90% eram sedentárias e não se interessavam por esportes.
Benefícios

A Sthefany Lorrane trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por exigência da sua atividade, circula em todas os setores da Sedese, conhece muita gente. “Estou espalhando para todo mundo sobre as atividades do Centro de Treinamento e como o jiu-jitsu me transformou. Passei a ter mais flexibilidade, minha capacidade respiratória e resistência física melhoraram significativamente, portanto, não vou parar”, conta animada. A Júlia Perdigão e a Ana Souza também reconhecem os benefícios para a saúde trazidos pela prática desta arte marcial, e defendem, firmemente, a ideia de que toda a mulher precisa aprender um tipo de defesa pessoal.


O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp MG, Bernardo Naves, idealizador do Centro de Treinamento Integrado, enaltece as possibilidades de confraternização por meio do esporte. “É uma atividade que une as pessoas. Isso atua de forma positiva para um bom ambiente de trabalho. Aquelas pessoas que estão ao seu lado deixam de ser colegas de trabalho e se tornam verdadeiros amigos. Então, isso também é um dos objetivos aqui do centro de treinamento”, comemora o superintendente.
Adesão

O Centro de Treinamento oferece outras atividades, além das artes marciais, como as aulas de mobilidade/flexibilidade e a musculação. Uma das alunas da mobilidade/flexibilidade é a Tatiane de Oliveira Santos, 45 anos, servidora da Polícia Civil. “Aqui, eu tenho mais prazer em fazer exercício físico. Eu fazia academia, mas fiquei parada por muitos anos. Estou animada e me sinto outra mulher. Tinha dificuldade para abaixar, subir escadas. Tudo isso acabou”, revela Tatiane, que ainda frequenta a turma de musculação, somando cinco dias por semana no Centro de Treinamento.
A procura por vagas tem se intensificado, mas o superintendente Bernardo Naves informa sobre a possibilidade de atender. “Das 12 turmas, somente duas estão com as vagas esgotadas. Temos fila de espera, mas a gente costuma chamar, pois é muito comum o servidor ser transferido da Cidade Administrativa para outro posto de serviço.”
Conheça todas as atividades, horários e regras do Centro de Treinamento e Promoção da Saúde:
https://www.seguranca.mg.gov.br/index.php/integracao/centro-de-treinamento-integrado-e-promocao-da-saude-no-predio-alterosas
Texto: Bernardo Carneiro
Fotos: Ascom Sejusp MG e Bernardo Carneiro