A obra foi executada com verbas do Tribunal de Justiça e vai proporcionar mais conforto para todos e melhores condições de trabalho para os servidores
Verbas de penas pecuniárias do Tribunal de Justiça possibilitaram a inauguração nesta sexta-feira, 29.06, do Espaço Acolher no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim. O local compreende a nova portaria; o salão família, no qual os parentes de detentos aguardam o momento de visita; a sala do body scan, equipamento usado para verificar possíveis objetos ilícitos escondidos no corpo; a sala de vistoria de alimentos e sacolas, aparelhada com raio X; cinco boxes para revista corporal e ainda um vestiário para as agentes femininas de segurança penitenciária.
As verbas para a compra de material, no valor de R$55 mil, foram administradas pelo Conselho da Comunidade o qual recebeu diretamente da Comarca de Betim. Não houve gastos com mão de obra, o que normalmente representa um custo alto em qualquer construção ou reforma, pois quem executou todas as etapas das obras foram os presos da unidade prisional, nas funções de pedreiro, servente, bombeiro, pintor e eletricista.
Para o diretor-geral do Ceresp Betim, Ricardo Ramos, mesmo com a difícil situação financeira do Estado de Minas e do Brasil é possível fazer uma gestão de qualidade com a união de esforços, de ideias e ideais. “Apesar de difícil e árdua, a recuperação dos detentos se torna possível quando buscamos formas de humanizar o cumprimento da pena, portanto este espaço é uma importante ferramenta de ressocialização”, enfatiza o diretor-geral.
Melhorar as condições para receber os familiares de custodiados tem sido uma busca constante de todas as unidades prisionais do Estado, o que demonstra o respeito à dignidade dessas pessoas. Esse cuidado repercute de forma positiva nos detentos, que não querem ver seus familiares passar por dificuldades e transtornos para visitá-los.
A diretora de Assistência à Família da Secretaria de Estado de Administração Prisional (seap), Judsônia Curte, considera o Espaço Acolher uma obra grandiosa. “É muito bom saber que várias mãos trabalharam juntas neste projeto. Ele tem um significado especial para as famílias dos presos”.
Na solenidade estiveram presentes autoridades do Tribunal de Justiça, Poder Executivo de Betim, Defensoria Pública, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho da Comunidade e Ordem dos Advogados.
Por Bernardo Carneiro
Fotos: Dirceu Aurélio