Há 29 anos, o Governo de Minas inaugurava sua primeira unidade prisional de segurança máxima: o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem. O nome foi dado em homenagem a um desembargador que participou da elaboração do Código Penal, em 1959. Para comemorar a data, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) promoveu uma solenidade para homenagear a todos que colaboraram com a Unidade durante esses anos. O evento contou com a presença de autoridades da SEAP, do Poder Judiciário e de Segurança Pública da cidade.
Foto: Omar Freire/Imprensa MG
A comemoração começou com um momento inédito e especial. A Unidade recebeu a primeira bandeira oficial do Sistema Prisional mineiro das mãos do Secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, que a entregou ao diretor-geral, William de Abrête Pinto. O emblema foi criado no início deste ano e levou em consideração a construção dos significados de cada elemento de sua composição, representando simbolicamente a missão do Sistema Prisional de Minas Gerais.
Foto: Omar Freire/Imprensa MG
Para o Secretário, celebrar a data é importante, pois a Unidade se destaca como referência estadual e nacional. “Estou encantado com o lugar. Parabenizo a todos os agentes de segurança penitenciários e servidores administrativos pelo carinho e dedicação que dispensam ao local de trabalho. O Governo de Minas, por meio da SEAP, participa com satisfação dessa solenidade e faz questão de enaltecer esses heróis que, dia e noite, dão seu sangue para manter a segurança e o funcionamento do Sistema”.
Foto: Rangel de Oliveira
O Complexo com arquitetura colonial é composto por 12 pavilhões e dois anexos, onde trabalham 652 agentes de segurança penitenciários e 49 servidores administrativos. Durante a cerimônia, a nova direção fez questão de homenagear os 24 funcionários mais antigos da Unidade, que receberam um diploma de profissional destaque. Clélia Regina Alves da Silva Carvalho foi uma delas. Ela faz parte do Núcleo de Atendimento ao Preso (NAIC) e está na Unidade desde a inauguração. “Eu não esperava esse agraciamento e me senti muito honrada e grata. Foi bom também ver o Secretários e os Subsecretários da SEAP aqui na nossa unidade, prestigiando o nosso trabalho”.
Outra agraciada foi a agente Helena Maria Pereira dos Santos, que começou a trabalhar na Unidade em julho de 1988. Ela percorre todos os dias os quatro quilômetros da muralha do Complexo. Para ela, a homenagem foi uma grande surpresa: “Fiquei muito feliz. Com essa lembrança, sinto que o meu trabalho e esforço de todo dia são reconhecidos. Sempre entreguei muito de mim no meu serviço.”.
Foto: Rangel de Oliveira
Além dos servidores, a cerimônia também homenageou os parceiros de trabalho da Unidade. Atualmente, seis empresas estão instaladas no complexo. São elas: Arte Engesso Indústria E Comércio Ltda., Detalhes Antiguidades, Chispita Alimentos Ltda., Madeireira Recanto Da Serra Ltda., VM Soluções Esportivas Eirelli e Eldorado Refeições Ltda. Os representantes das empresas receberam uma placa das mãos do Secretário, acompanhado da Subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho, e do diretor-geral da unidade, Willian Abrête. Cerca de 500 presos trabalham no Complexo, outros 390 estudam e 70 fazem cursos profissionalizantes, além de faculdade a distância.
Foram agraciadas ainda as instituições que colaboram para o funcionamento correto da Unidade no dia a dia: A Vara de Execuções Criminais da Comarca de Contagem, a 18° Promotoria de Justiça, a Defensoria Pública de Contagem, a 2° Região de Polícia Militar, o 2° Departamento de Polícia Civil, o 2° Batalhão de Bombeiros Militar e o Conselho da Comunidade.
A SEAP também homenageou os cinco diretores do Complexo, que representam uma gestão pró-ativa e organizada e fazem da Unidade uma referência para Minas Gerais. O diretor-geral, Willian de Abrête Pinto; o diretor-adjunto, Marcelo Pimenta De Araújo; o diretor de segurança, Catulo Gomes Cardoso; o diretor-administrativo, Everson Sales; e o diretor de atendimento, Linderlei Gontijo, ganharam uma placa de reconhecimento.
Foto: Omar Freire/Impresa MG
Em seu discurso, Willian fez questão de enaltecer o trabalho de todos os funcionários. “Construir uma história dá muito trabalho. É necessário dedicação e empenho e total entrega à causa em que se acredita e defende diariamente. Sei que com os meus colegas aqui sempre poderei contar com essas qualidades. A gratidão é um dever que prezamos, e agradeço a todos os agentes e servidores administrativos da Unidade por contribuírem efetivamente para o Sistema Prisional de Minas Gerais”.
No encerramento da solenidade, o diretor-geral entregou ao Secretário e o ao Chefe de Gabinete da SEAP, Major PM Edmar, uma bola personalizada doada pela empresa VM Soluções Esportivas Eirelli.
Foto: Rangel de Oliveira
Por Fernanda de Paula