Aline de Matos Reis, 31 anos, foi escolhida nessa terça-feira, 20.11, para representar as detentas da Região da Zona da Mata na etapa final do Miss Prisional 2018, que está prevista para acontecer em dezembro, em Belo Horizonte. O evento realizou-se na cidade de Eugenópolis, no salão de festas da Loja Maçônica, com a participação de quatro mulheres previamente selecionadas, duas do presídio da cidade e outras duas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de São João del-Rei.
Para o diretor adjunto do Presídio de Eugenópolis, Antônio Augusto de Almeida Filho, as presas se sentem valorizadas com iniciativas deste tipo. “Desde o início das etapas seletivas, o evento contagiou a todas de uma forma bastante positiva”, destaca.
Esta é a quarta edição do Miss Prisional promovido pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), que tem como objetivo propiciar às mulheres em privação de liberdade o resgate da autoestima e a valorização pessoal, auxiliando-as no processo de reinserção na sociedade e na busca por novas perspectivas de vida.
Jurados
As candidatas foram avaliadas por sete jurados, nos quesitos carisma e simpatia, espontaneidade, postura, desenvoltura, originalidade e beleza. Fizeram parte do júri o prefeito de Eugenópolis, Vasco Navarro Rodrigues Caldas; o vice-prefeito, Maurício da Silva Milani; o juiz da Comarca, Daniel Réche da Motta, e o escrivão Jarbas Corrêa; a secretária de Assistência Social do município Wilse Marzoque; a missionária Poliana Vardiero; e a empresária Debia Capobiango.
Por Bernardo Carneiro
Fotos: Dirceu Aurélio