Ferramentas de acessibilidade

  

Em meio à pandemia, Presídio de Pedra Azul realiza uma média de mil atendimentos aos presos todos os meses

Ligações telefônicas e visitas virtuais com familiares, consultas médicas, odontológicas e psicológicas, além de suporte jurídico são ofertados mensalmente aos acautelados da unidade

Garantir o cumprimento de pena com assistência de qualidade e eficácia é o que vem guiando o trabalho no Presídio de Pedra Azul I, localizado no Vale do Jequitinhonha. Desde o início da pandemia, a direção da unidade desenvolve formas de melhorar o atendimento ofertado aos seus custodiados. E todo o trabalho e a dedicação têm dado resultado: a média mensal passa dos mil atendimentos realizados na unidade, que é de pequeno porte, neste ano. Para se ter uma ideia do crescimento desse número, a média mensal durante o ano de 2020 foi de 290 atendimentos.

O diretor-geral do presídio, Nilson Ribeiro Bispo, explica que busca a melhoria na qualidade do atendimento há tempos, mas que somente conseguiu os resultados desejados no último trimestre de 2020, após reavaliar as metas, acompanhar e incentivar o trabalho de todas as equipes. “Nada disso seria possível sem a dedicação e o empenho de todos na unidade. Eu falo que é desde o policial penal que faz a escolta do preso aos profissionais da área da saúde, que realizam as consultas; além da equipe de assistência social, sempre disposta a garantir a manutenção dos vínculos afetivos dos detentos com seus familiares”.

Bispo acrescenta que os resultados positivos estão além dos números de atendimentos. “Há outras formas de mensuração da assistência oferecida: há mais de um ano não temos nenhum episódio de subversão da ordem ou qualquer situação que coloque a segurança da unidade em risco. Além disso, em um ano de pandemia não registramos nenhum caso de covid-19 entre os nossos presos, demonstrando que é possível aliar prevenção e atendimento, desde que haja um bom planejamento para uma execução segura”, finalizou.

Cerca de 40% dos atendimentos realizados são da área de assistência social - ligações telefônicas, cartas e visitas virtuais com os familiares e suporte jurídico (informação do andamento processual). A unidade criou o projeto “Fala Comigo!”, no qual o custodiado preenche um formulário com o contato de quem ele deseja que a equipe de assistência social ligue e qual a solicitação ou informação que ele quer. Os servidores realizam o contato com a família do preso e dão o retorno ao pedido. Posteriormente, o formulário é anexado à ficha individual deles. Todos têm acesso a este serviço, semanalmente.

Pedra Azul 1

Cumprindo pena no Presídio de Pedra Azul há mais de dois anos, Tales Francisco da Silva, 20 anos, conta que tem se sentido cada vez mais acolhido na unidade, e que isso melhora muito o clima de convivência com todos. “Eu realmente sinto que tenho atenção da direção, consigo falar com a minha família e saber se tem alguma novidade no meu processo. Sem falar que se a gente precisa, por exemplo, de um atendimento com o dentista ou psicólogo, eles logo dão um jeito para a gente ser consultado. Tudo isso faz com que a gente fique bem mais tranquilo para pagar a nossa pena”, explicou.

Além dos atendimentos de assistência social, o Núcleo de Saúde da unidade prisional (formado por clínico geral, psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentista) trabalha diuturnamente, de acordo com o protocolo estabelecido em decorrência da covid-19, para a prevenção à contaminação entre os acautelados.

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Divulgação Sejusp

DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images