Obras ficarão na biblioteca da unidade prisional para uso de todas as mulheres.
Cerca de 500 livros de literatura foram doados, pelo Tribunal Regional do Trabalho para o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano. A iniciativa aconteceu no último dia 7/11 e faz parte da campanha Solidariedade Literária, da Biblioteca do TRT/Escola Judicial. Além da entrega dos livros, durante a visita houve atividades voltadas para o lazer e para a reflexão.
A diretora-geral do Centro, Estefane Mara, considerou a experiência fantástica, muito enriquecedora, porque a leitura vai muito além do momento da prisão. “Acreditamos que elas irão visualizar outros horizontes, além da maternidade que elas vivenciam 24 horas aqui. Então, esses livros vão fazer com que elas viajem na imaginação com livros de vários temas, como culturais, religiosos e educativos".
Os livros foram doados por servidores e magistrados do Tribunal, os principais contribuintes e fundamentais para a continuidade do projeto, além de estagiários, terceirizados, livrarias e o público em geral. Além dos mais de 500 livros de literatura, também foram arrecadados e doados ao Centro de Referência cerca de 50 kits contendo livros infanto-juvenil, revistinhas de combate ao trabalho infantil, blocos e marcador de páginas, e mais de 100 brinquedos.
A bibliotecária-chefe do TRT-MG, Márcia Pimenta, destacou a importância da leitura para mulheres nesta situação. “É a oportunidade dessas gestantes e lactantes privadas de liberdade de terem contato com outras realidades, dando uma oportunidade de crescimento pessoal e principalmente levando para os filhos a importância da leitura".
Texto: Site do TRT-MG
Fotos: TRT-MG