Unidade prisional conta com estrutura moderna, incluindo alas de educação e saúde, e representa avanço na política de segurança do estado
O Governo de Minas Gerais inaugurou na manhã desta segunda-feira (10) o novo Presídio de Frutal, unidade que representa um investimento de R$ 34.679.097,75 e oferece 388 vagas ao sistema prisional mineiro. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e outras autoridades estaduais. Localizado na Estrada da Pirajuba, próximo à APAC de Frutal, o presídio foi construído pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) com recursos estaduais e federais, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Estrutura moderna e segurança aprimorada
A nova unidade é composta por dois pavilhões com 48 celas com quatro beliches cada, além de seis celas adaptadas para pessoas com deficiência física. O complexo conta ainda com espaço para visita íntima, pátios para banho de sol, áreas de visitação, parlatórios para atendimento a advogados e ala médica para atendimentos de saúde.

Um dos destaques da unidade é a ala de educação e profissionalização, que dispõe de dois galpões de trabalho, três salas de aula e uma sala de informática. O projeto arquitetônico inclui uma passarela superior que permite aos policiais penais ampla visão e controle do corredor dos alojamentos e áreas de vivência, facilitando a segurança sem necessidade de contato físico com os custodiados.

Expansão do sistema prisional
Durante a cerimônia, o secretário Rogério Greco destacou os avanços no sistema prisional mineiro. "Com a inauguração da unidade em Frutal, a gente completa este ano aproximadamente 6 mil novas vagas desde 2019. Nossa meta é chegar a 11 mil vagas até o ano que vem. Aos poucos, estamos modificando completamente o perfil do Sistema Penitenciário Mineiro e vamos, assim, fazer com que ele seja considerado o melhor do país, afirmou o secretário.

Compromisso com a dignidade e segurança

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró, e a subsecretária de Edificações, Débora Dias do Carmoda Seinfra, também participaram dos pronunciamentos, reforçando o compromisso do governo com a dignidade no cumprimento da pena e a segurança dos servidores.

Após a solenidade, as autoridades foram conduzidas pelo diretor da unidade, Rodrigo Inácio, em uma visita às instalações do presídio, conhecendo de perto a estrutura que deve contribuir para a reorganização do sistema prisional na região.
A inauguração do Presídio de Frutal representa mais um passo na política de segurança pública do Governo de Minas, que busca combater o déficit de vaga no sistema prisional e oferecer condições adequadas para a ressocialização.

Presenças
Estiveram presentes ao evento, o prefeito de Frutal, Bruno Augusto de Jesus Ferreira, o deputado estadual Bosco, representantes do sistema Judiciário e das forças de Segurança.

Texto: Ana Paula Drumond Guerra
Fotos: Tiago Ciccarini


