Em cerimônia que celebrou o dia da categoria, dirigentes relembram desafios da história, homenageiam servidores e apresentam os planos para consolidar a instituição
Em solenidade que marcou o Dia do Policial Penal, 4 de dezembro, a Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG) celebrou a evolução institucional e homenageou seus servidores em um evento realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Em um discurso que uniu passado e presente, o diretor-geral da PPMG, Leonardo Badaró, homenageou os policiais penais, chamando-os de "protagonistas de uma missão que transforma, protege e fortalece o nosso estado". Ele relembrou o início desafiador da instituição, quando escoltas eram feitas em transporte coletivo e, muitas vezes, sem o armamento adequado, guiadas apenas pela "fé, pela coragem e pela certeza de que estávamos a serviço da lei", afirmou. Badaró destacou, também, que o crescimento da corporação foi construído com "sacrifício e a dedicação" dos servidores, que enfrentaram crises e motins, mostrando sua força à sociedade. A transformação oficial em Polícia Penal, em 2019, foi celebrada como um "merecido reconhecimento".
Hoje, a instituição monitora cerca de 86.000 pessoas custodiadas e se consolidou como a segunda maior força de segurança de Minas, com quase 17.000 homens e mulheres. No entanto, para o diretor-geral, a principal mudança não está nos números ou no armamento, mas no espírito de quem o impulsiona. Badaró se emocionou ao afirmar que a Polícia Penal é "a linha que separa o caos da ordem, a injustiça da lei, o medo da esperança", e que essa história é feita de bravura e gratidão.
Na sequência, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, também homenageou os policiais penais. Greco relembrou seu primeiro dia na Sejusp MG, há quase cinco anos, e o desafio de comandar uma tropa de 17.000 policiais que sequer possuíam uma carteira de identidade funcional — algo que ele considerou assustador. Ainda de acordo com ele, foi vencida uma batalha jurídico-administrativa para garantir que o documento trouxesse a nomenclatura correta de ‘Polícia Penal’. "Eu não iria entregar para a tropa uma carteira que não condizia com a realidade deles", afirmou. Outra decisão marcante foi delegar à própria tropa a escolha do novo fardamento por meio de uma votação online, resultando no que ele elogiou como "o fardamento mais bonito do país".
O secretário também detalhou a maior obsessão de sua gestão: o investimento em armamento e treinamento especializado. Além disso, descreveu o esforço de articulação com parlamentares para garantir emendas, destacando que, historicamente, a Polícia Penal era ignorada nas discussões sobre segurança pública, fato que já não ocorre mais. Para o secretário, “a Polícia Penal de Minas Gerais está só no começo e vai ter a glória de ser a maior e a melhor polícia penal do país!"
Entrega das Challenges Coins
Durante o evento houve a entrega das ‘Challenges Coins’, uma moeda que simboliza parte da identidade de quem carrega e guarda histórias de coragem. Elas foram entregues pelo diretor-geral, Leonardo Badaró, e pelo chefe de gabinete do Departamento Penitenciário de Minas Gerais ( Depen-MG), Laércio Rocha. O mestre de cerimônia e também Policial Penal, Gabriel Alves, enfatizou que, mais do que uma homenagem, as ‘Challenges Coins’ representam um compromisso embasado pelos pilares da lealdade, parceria, coragem e no serviço diário prestado ao sistema prisional mineiro.
Os homenageados foram escolhidos pelo gabinete do Depen-MG e pelas superintendências, divididas em seis categorias:
Categoria Integração Institucional
Essa categoria celebra pessoas e instituições que se tornaram parceiras fundamentais na missão de fortalecer o sistema prisional mineiro em operações conjuntas, articulações institucionais; apoio técnico; projetos sociais; respostas emergenciais e toda a iniciativa que fortalece a segurança pública e aprimora a gestão penal.
Foram homenageados:
- Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais de Contagem, Wagner de Oliveira Cavalieri
- Chefe do Gabinete Militar do Governador, Cel. Paulo Roberto Bermudes Rezende
- Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
- Cel. BM Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan
- Chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Ana Luísa Falcão
- Subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp, André de Andrade Ranieri
- Subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo
- Diretora de Gestão de Pessoas da Minas Gerais Administração e Serviços S/A., Patrícia Costa de Mello
- Diretora do Projeto Compaixão, Delma Soares de Souza
- Assistente Executivo de Defesa Social, Luiz Carlos Danuzio
- Representando a Igreja Universal do Reino de Deus, Ronaldo Oliveira
- Representante da pastoral carcerária, arquidiocese de Belo Horizonte, Gustavo Antônio Moreira Ferreira
- Coordenador Acadêmico da Faculdade de Medicina Faseh, Núncio Antônio Araújo Sól
- Fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Sejusp MG, Tiago Ciccarini
Categoria Mérito Acadêmico
Categoria que enaltece servidores dedicados ao aperfeiçoamento contínuo, à especialização e à formação técnica e intelectual. São profissionais que ampliam capacidades, qualificam práticas e elevam o nível de excelência da Polícia Penal, demonstrando que o conhecimento é um instrumento de transformação.
Os agraciados foram:
- Indicado pela Inteligência: Álvaro de Souza Vieira
- Indicado pela Segurança: Bruna Estefânia Carvalho
- Indicado pelo Depen-MG: Leonardo Aganetti
- Indicado pela Humanização: Cláudio Júnio Patrício, psicólogo
Categoria Inovação
Dedicada aos servidores que ousaram pensar diferente e transformar a gestão pública com inteligência, técnica e criatividade foram homenageados nesta categoria. Eles contribuíram com iniciativas que modernizam rotinas, reduzem custos, eliminam desperdícios e elevam a eficiência administrativa da Polícia Penal.
Policiais Penais homenageados:
- Indicado pela Inteligência: Marco Túlio Barbosa Cortesão
- Indicado pela Gestão de Vagas: Freber Suassú e Chaves
- Indicado pela Segurança: Gleidson César Costa Tavares
- Indicada pela Humanização: a assistente executiva de Defesa Social Vanessa Rodrigues Rabelo
- Indicados pelo Depen-MG, o servidor administrativo Caio Mário Antunes Lima e os Policiais Penais Carlos Eduardo de Abreu Maria, Israel Gentil Abelar, Márcio José Pereira e Juliana Cristina Gaida
Categoria Liderança Feminina
Categoria criada para reconhecer a força e o protagonismo das mulheres que constroem diariamente a gestão estratégica penal com técnica, sensibilidade, firmeza e visão estratégica.
Policiais homenageadas:
- Indicada pela Segurança: Anamaria Borges Pereira
- Indicada pela Humanização: Andreia Souza Duarte
- Indicada pela Inteligência: Mônica Lacerta de Souza Molgóns
- Indicada pela Gestão de Vagas: Dênia Samioni Bispo Alves
- Indicada pelo Depen: Kelly Cristina Nicolau
Categoria Mérito Operacional
Foram homenageados nesta categoria servidores que trabalharam em intervenções que salvam vidas, gestão de crises, combate à corrupção, resgates em situações extremas e ações que neutralizam ameaças ao sistema prisional.
Policiais agraciados:
- Indicados pela Humanização: Anísio De Souza Filho e Euler Pinto Guimarães
- Indicado pela Inteligência: Cleidimar Aparecido de Souza Lopes
- Indicados pela Gestão de Vagas: João Batista Pontes Oliveira Junior e Saint Clair Sancher
- Indicado pela Superintendência de Segurança Prisional: em nome da equipe de escolta da Ceaop de Juiz de Fora, o Policial Penal Valdinei Lopes
- Indicado pela Inteligência: Cleide Mara Aparecido de Souza Lopes
- Indicados pela gestão de vagas: João Batista Pontes Oliveira Júnior, Sancleres Sanchez
- Indicado pela Superintendência de Segurança Prisional: em nome da equipe de escolta da Caop de Juiz de Fora, o policial penal Valdinei Lopes
Categoria Honra e Sacrifício
Esta categoria reconhece aqueles que carregam no corpo, na memória e na trajetória as marcas do dever cumprido. Policiais penais que, em defesa da sociedade mineira, enfrentaram situações extremas, arriscaram a própria vida, mas nunca renunciaram ao compromisso com a missão institucional. São policiais penais que honraram a farda com coragem extrema, resiliência e uma dedicação que transcende qualquer obrigação profissional.
Foram convidados ao palco para serem agraciados os seguintes guerreiros, e aplaudidos de pé por todo o auditório:
- Luiz Felipe Pinheiro dos Santos
- Adilson Estevam Pereira
- Wandrew Schwenck de Assis
Balanço e planejamento
O evento seguiu com uma reunião de alinhamento estratégico. Os superintendentes Pedro Maia (Informação e Inteligência), Fábio Simões (Gestão de Vagas), José Fábio Piazza (Segurança Prisional) e Jober de Souza (Humanização do Atendimento) apresentaram os resultados de 2025 e as metas para o próximo ciclo de trabalho de toda a Polícia Penal de Minas Gerais.
Ao fim da cerimônia, o diretor-geral Leonardo Badaró sintetizou o espírito do dia: "relembramos conquistas, revisamos resultados e definimos as metas que moldarão o próximo ano", afirmou. Para ele, a cerimônia reforçou a identidade da instituição, concluindo que "o sistema prisional mineiro é forte porque é feito por pessoas fortes" e que a Polícia Penal "cresce, amadurece e se moderniza a cada ano".
Veja mais fotos do evento
Texto: Ana Paula Drumond Guerra
Fotos: Tiago Ciccarini (fotógrafo merecidamente agraciado durante o evento)


