Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) promove evento para destacar as ações que estão sendo desenvolvidas pela pasta
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) promoveu nesta quinta-feira (4/5) uma cerimônia para o lançamento do vídeo institucional de valorização dos profissionais da segurança pública, no âmbito da pasta. O vídeo faz parte do conjunto de ações que contemplam o projeto intitulado: “Cuidar bem de quem cuida”, desenvolvido pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS).
A produção do material, que contou com o financiamento do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como objetivo fomentar a valorização dos servidores da Sejusp, com foco na proteção da saúde física e mental de seus colaboradores. Três profissionais que participaram do vídeo estiveram presentes na cerimônia e falaram da importância do projeto.
Dentre as ações do “Cuidar bem de quem cuida”, destacam-se a expansão das atividades da DAS, com o intuito de suprimir a gestão de crises e impulsionar o gerenciamento de riscos. A diretoria pretende evoluir de um conceito que lida, em sua maioria, apenas com o resultado de uma carência de práticas básicas de vigilância e proteção da saúde do servidor, para um modelo que vise o bem-estar do funcionário, com o intuito de prevenir o adoecimento e reduzir os agravos.

“É preciso estruturar o atendimento, estar sempre ali, próximo e constante. A gente precisa se atentar ao servidor, que é a base para o nosso trabalho e, neste contexto, surge o “Cuidar bem de quem cuida”, que aborda a parte não monetária, mas não menos necessária por isso”, pontuou a subsecretária de Gestão Administrativa, Logística e Administrativa da Sejusp, Ana Falcão.
Além da conscientização e do fomento da temática central do vídeo, o projeto também visa a realização de campanhas preventivas de saúde e valorização dos profissionais, por meio da produção de materiais educativos, voltados para os temas: saúde física, mental e ocupacional, que serão distribuídos para os funcionários nas unidades prisionais, socioeducativas e administrativas da Sejusp.

O secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, Cel. Edgard Estevo, prestigiou o evento e falou sobre o orgulho em presenciar a temática da valorização, para fortalecer o ambiente de trabalho e os servidores. “Não vamos ficar apenas no vídeo. Sei o quanto é penoso ser servidor de segurança pública, mas sei também o quanto é gratificante. Todos nós fazemos uma segurança e movimentamos o estado; fazemos diferença na vida das pessoas. É preciso fortalecer o nosso propósito”.
DAS – foco no servidor e interiorização das atividades
Segundo a diretora da DAS, Vilene Eulálio “o principal capital da Sejusp é o capital humano e, sem esse capital e investimento nele, qualquer ação e tarefa se torna inválida. Ninguém é apenas um número. Cada servidor é motivo de força para a atuação diária da DAS”.
Em outubro de 2021 a diretoria inaugurou o Centro de Atenção Biopsicossocial na região central de Belo Horizonte, como parte da estratégia de expansão gradual da estrutura de atenção à saúde do servidor, por meio da criação de Centros Integrados de Atenção Biopsicossocial em várias regiões do estado. De lá para cá, outras duas unidades já foram inauguradas: Montes Claros e Uberlândia. Há mais unidades no plano de expansão: Unaí, Juiz de Fora e Pouso Alegre.
Vilene explica que a ideia de um espaço fora da Cidade Administrativa, em BH, é importante para, além de necessariamente ser mais acessível para todos, garante preservado o sigilo de quem precisa de um atendimento psicológico ou psicossocial. “A gente percebe que muitas pessoas têm receio de nos procurar por medo do preconceito, principalmente para quem sofre de transtornos mentais e depressão. Assumir a doença e pedir ajuda é um passo muito importante e alguns servidores se sentiam constrangidos por ter que irem à Cidade Administrativa nos procurar.
Acesse aqui o vídeo
Fotos: Tiago Ciccarini/AscomSejusp
Texto: Flávia Santana