Ferramentas de acessibilidade

  

Juiz de Fora sedia pela segunda semana curso de atualização para grupamento especial do sistema prisional

Secretário de Segurança Pública, Rogério Greco, esteve na cidade para acompanhar operação integrada e conferir in loco andamento das atividades no sistema prisional

Esta é a segunda semana em que Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, sedia um treinamento do sistema prisional voltado especificamente para policiais penais pertencentes ao Grupamento de Intervenção Rápida (GIR), do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). Desta vez, os profissionais da segurança são das cidades de Ubá, Muriaé e São João del-Rei e ficarão em capacitação até o próximo sábado, quando será o encerramento do treinamento, que tem carga horária de 80 horas.

Desde segunda (17/5), 62 policiais penais estão tendo aulas práticas e teóricas ministradas por instrutores do Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional (Cope). Na noite de quarta (18) o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, esteve in loco no Centro de Remanejamento Provisório de Juiz de Fora (Ceresp) para conferir o andamento das atividades, que será ministrada para todos os 777 componentes do GIR em todo o estado. De acordo com o cronograma, o curso de alinhamento será realizado até julho, sendo que a cada semana um grupo de policiais será treinado em localidades diferentes, abrangendo todo o estado.

Uma das novidades dessa atualização profissional é a realização de aulas de uso tático de fuzil de assalto e pistola semiautomática. Um reforço prático para o grupo que atua em situações críticas do Sistema Prisional - uma das prioridades da atual gestão da Sejusp. Segundo Marco Matos, os integrantes do grupamento já fazem uso dessas armas, mas podem e devem ampliar a sua formação. "É justo os servidores do GIR estarem capacitados para a utilização desse tipo de armamento, porque em situações de resgate de presos, por exemplo, ações geralmente coordenadas por organizações criminosas, todos estão muito bem equipados", explica.

Esta é a terceira semana de alinhamento de instruções. Já participaram profissionais de Montes Claros, Francisco Sá e Juiz de Fora. Além do treinamento físico e das aulas práticas, que envolvem o uso e manuseio de armamentos, os profissionais também passam por aulas teóricas que trazem temas como Ética e Cidadania e Gerenciamento de Crise. O curso integra a política de formação continuada do Depen-MG e será obrigatório aos servidores do GIR. Sempre com duração de seis dias, de segunda a sábado, e carga horária de 80 horas/aulas.

O Grupamento de Intervenção Rápida atua em eventos como motins no sistema prisional, com a missão de realizar a primeira intervenção tática dentro das unidades, dando suporte às equipes locais. Em ocasiões ainda mais delicadas, como em rebeliões - cenário em que são feitos reféns -, há ainda a atuação do Comando de Operações Especiais (Cope) do Depen-MG.

Texto: Flávia Santana

Fotos: Bernardo Carneiro/Divulgação Ascom - Sejusp

DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images