Ferramentas de acessibilidade

  

Literatura muda a rotina de internos da Penitenciária de Ponte Nova: meta é a leitura de 12 obras por ano

Atualmente 48 unidades prisionais oferecem a possibilidade de remição de pena por meio da leitura para cerca de 1.254 internos

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró Livro revela um dado impactante sobre o nosso hábito de leitura: o brasileiro lê pouco. De acordo com o estudo, o brasileiro lê em média 2,5 livros por ano. Caminhando na contramão desta realidade estão alguns presos do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, localizado na Zona da Mata mineira. Vinte e dois internos estão inscritos do Projeto Leitura, que desenvolverá ao longo deste ano a leitura de 12 obras, uma por mês.
A diretora de Atendimento da penitenciária, Aline Araújo, explica que os 300 novos exemplares literários voltados para o projeto foram adquiridos por meio de verbas oriundas de multas pecuniárias cedidas pela comarca do município. “Considero a literatura uma excelente ferramenta para a ressocialização, com a qual o interno ocupa o seu tempo de forma proveitosa, propiciando uma mudança de valores, pautada em princípios éticos e morais”, ressalta a pedagoga.

Os internos que participam do projeto farão a leitura de uma obra por mês e, posteriormente irão redigir uma resenha sobre obra lida. Uma comissão formada por pedagogos e profissionais de outras áreas pontuarão o trabalho desenvolvido. Caso o detento obtenha nota satisfatória, ele terá, por resenha, quatro dias da sua pena remidos. Ou seja, depois de 12 obras lidas, o interno pode obter até 48 dias de remição de pena. Vale lembrar, que nesses projetos, só é permitida a leitura de um livro por mês.

leitura 1

Atualmente 1.254 presos que cumprem pena em 48 unidades prisionais do estado participam de projetos similares focados em remição de pena com foco na leitura. Este é um benefício previsto pela Lei de Execuções Penais e, nos últimos anos, está sendo regulamentado pelos tribunais estaduais. Em Minas Gerais, o projeto é regulamentado pela Resolução Conjunta 204/2016.

Livros nas unidades prisionais – Biblioteca Asas da Liberdade

Das 195 unidades prisionais existentes em Minas, 103 possuem biblioteca com um acervo estimado em 167.780 exemplares, entre obras didáticas e literárias. O diretor de Ensino e Profissionalização do sistema prisional, Lucas Pereira Silva, destaca que desde o ano de 2017 são realizadas campanhas para a arrecadação de livros para presídios e penitenciárias. “A Remição pelo Estudo é mais um incentivo aos presos para tornarem-se leitores, além de auxiliar na expansão dessa prática fundamental para a ampliação do conhecimento de mundo”.

O projeto chamado Biblioteca Asas da Liberdade recebeu desde sua criação mais de 14 mil livros literários que auxiliarão na remição pela leitura e mais de 10 mil livros didáticos que contribuem para a preparação dos internos para o ENCCEJA e ENEM PPL.

Fomentando a leitura

O sistema prisional mineiro possui ainda outras iniciativas que incentivam o aproveitamento do tempo ocioso dos internos para dedicação à leitura e também da escrita como ferramenta de crescimento pessoal e aprofundamento do conceito de cidadania. Dentre eles destacam-se o projeto Rodas de Leitura, que são encontros semanais de detentos e voluntários que discutem acerca de obras previamente escolhidas. Nos últimos dois anos cerca de 400 presos em 11 unidades prisionais tiveram acesso ao projeto.

O Presídio de São João Del Rey, no Campo das Vertentes, realiza há três anos uma feira literária e cultural que permite uma verdadeira imersão nas obras de autores nacionais como, Cora Coralina, Mário Quintana e Ariano Suassuna. Os alunos da escola estadual que funciona no interior do presídio não se limitam a ler as obras na ocasião das feiras. Eles elaboram peças físicas e teatrais que remetem as obras literárias, além da redação de textos que posteriormente são publicados em forma de livros, com o apoio da Universidade Federal de São João Del Rei. 

Por Rangel de Oliveira e Flávia Lima

Fotos: Carlos Alberto

 

 

DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images