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Penitenciária de Belo Horizonte encerra a fase de 2021 do Projeto DELAS com chave de ouro

Ação buscou levar para as presas atividades educacionais diversificadas

Nesta quarta-feira (15) o projeto Diálogos Entre Linguagens Artísticas e Socioculturais ou mais facilmente chamado de projeto DELAS, executado na Penitenciária de Belo Horizonte I – Estevão Pinto, entre os meses de setembro e dezembro deste ano, teve o encerramento do seu primeiro ciclo. A iniciativa nasceu durante a retomada gradual das atividades educativas da unidade prisional, após a flexibilização das restrições relacionadas à pandemia.

O projeto DELAS visa contemplar o direito ao acesso das presas às atividades de educação não formais, sobretudo as que estejam vinculadas à prática de atividades socioeducativas. O objetivo da ação é o resgate de valores das custodiadas por meio da arte e de atividades socioculturais, abordando e trazendo aspectos de temas transversais como artes visuais, desenho, música, canto e instrumentos musicais, e também meio ambiente, saúde, literatura e bem-estar.

A ação foi criada pela própria unidade prisional, por meio do Núcleo de Ensino e da Diretoria de Atendimento. O primeiro encontro aconteceu no primeiro dia de setembro com atividades variadas e que permeiam todas as modalidades artísticas, culturais e esportivas, construindo espaços de reflexão e criação, individuais e coletivos.

Segundo a diretora-geral da penitenciária, Anamaria Borges, a educação tem uma função importante, principalmente por ser composta por muitos sujeitos e lugares de aprendizagem, “o que propicia a ampliação do universo informacional, cultural, e de conhecimento em todas as idades do desenvolvimento e aprendizagens humanas para a vida social. Sob esta ótica, os sujeitos acessam o arcabouço cultural da sociedade e agregam ferramentas que os possibilitam ser agentes transformadores tanto da sua história, quanto da sua comunidade e consequentemente da sociedade”.

O projeto DELAS também traz a oportunidade de gerar um espaço aberto de oferta de trocas de conhecimento através da valorização do conhecimento prévio, que cada uma carrega consigo e que compõe a história de vida e a própria formação. Ele visa a educação integral dos indivíduos em que se articula atores, espaços e saberes, com o intuito de promover o desenvolvimento integral dos sujeitos em todas as suas dimensões.

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