As obras foram executadas por presos da unidade e as verbas são provenientes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Aumento do número de vagas e melhorias estruturais para reforçar a segurança e oferecer mais dignidade, inclusive para familiares de presos. Estes são os motivos da solenidade de inauguração realizada hoje, 10.04, no Presídio de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço.
A unidade prisional passa a contar com mais 30 vagas, direcionadas exclusivamente para os presos do regime semiaberto. Portanto, de um total de 194 vagas passa a ter 224. Além disso, o pátio da área do regime fechado foi coberto com grades, telas e parcialmente por telhas; o que proporcionará mais segurança e conforto para todos, inclusive familiares nos dias de visita.
Foram investidos cerca de R$180 mil, provenientes de multas pecuniárias repassadas pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Coronel Fabriciano. A Associação da Igreja Batista da cidade teve a responsabilidade de administrar os recursos e realizar a compra de material.
O diretor-geral da unidade prisional, João Batista Ferreira, explica que separar os presos dos regimes fechado e semiaberto representa mais segurança para a unidade e para os próprios detentos. “Os presos do semiaberto já estão próximos do término do cumprimento da pena e precisam ficar em alas distintas. A separação por regime é também uma exigência legal”, ressalta o diretor.
Todas as etapas das obras foram executadas, exclusivamente, por cerca 30 detentos nas diversas funções necessárias: pedreiro, servente, bombeiro, eletricista, serralheiro e pintor. Eles tiveram o benefício da remição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, menos um na pena.
Por Bernardo Carneiro
Fotos: Divulgação Ascom