O imóvel foi construído com orçamento das prefeituras de Guaranésia e Guaxupé, verbas pecuniárias do Judiciário e doações de empresas privadas
Foi inaugurado nesta quarta-feira (29.5) no Presídio de Guaranésia/Guaxupé, no Sul de Minas, um anexo para os presos do regime semiaberto. São 48 vagas, seis celas com oito camas em cada uma, das quais 40 destinadas aos homens e oito às mulheres. Foram investidos R$ 220.942,65 na obra, custeados com fundos pecuniários do Poder Judiciário, por meio das Comarcas de Guaranésia e Guaxupé; prefeituras dos dois municípios; e duas cooperativas exportadoras de café sediadas na região.
O diretor-geral do presídio, Renato Santos de Oliveira, destaca a atuação da juíza Cristiane Vieira Tavares Zampar na liberação de verbas para a construção do anexo. “Graças ao trabalho da juíza conseguimos aprovação dos projetos encaminhados ao Judiciário. O anexo vai trazer mais segurança e otimizar as rotinas do presídio”, explica o diretor.
A obra começou em abril de 2017 e teve 60% do projeto realizado por uma empreiteira. Posteriormente, houve o aproveitamento da experiência profissional de detentos do Presídio de Guaranésia/Guaxupé nas atividades de alvenaria, pintura, hidráulica e elétrica. A administração das verbas e compra de material ficou sob a responsabilidade do Conselho de Segurança de Guaranésia.
Por Bernardo Carneiro
Fotos: Divulgação Ascom