Solenidade de inauguração ocorreu nessa quarta-feira (27/4) e contou com a presença de diversas autoridades
Novo refeitório, escola, sala para atendimentos da equipe da PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional), que conta com enfermeiros, médicos, psicólogos e assistente social, além de paredes pintadas e quadra de esportes revitalizada. Ao longo dos últimos meses o Presídio de Jequitinhonha foi ganhando uma nova cara. Nessa quarta-feira (27/4), ocorreu uma solenidade para marcar a inauguração das novas estruturas, evento que contou com a participação de diversas autoridades.
Participaram dos trabalhos de reforma e ampliação 14 detentos do próprio presídio, que já possuíam experiência na área, somados a bom comportamento e aptidão. Ao longo de seis meses eles trabalharam para deixar o local ainda mais bonito. Pelos trabalhos, os presos receberam remissão de pena, em que a cada três dias trabalhados um é diminuído da sentença.
Além das reformas, o presídio ganhou ainda uma horta comunitária e uma fábrica de blocos, frutos de uma parceria com a Prefeitura Municipal. A horta já está a todo vapor, dois detentos do regime fechado realizarão os trabalhos de limpeza de manutenção e receberão remissão de pena pelos trabalhos. Já a fábrica de blocos deve começar a funcionar no próximo mês. A expectativa é que seis detentos, do regime semiaberto e do monitoramento eletrônico, comecem os trabalhos, com a possibilidade de ampliação ao longo do tempo.
“A ressocialização do sistema prisional é primordial, aqui no Presídio de Jequitinhonha estamos conseguindo dar uma segunda chance a eles. Com essas ações trazemos uma pena com mais humanização. Quando valorizamos o ser humano conseguimos fazer com que eles entendam que eles podem mudar de vida e ser pessoas melhores perante a sociedade”, afirma o diretor da unidade, Rodrigo Xavier.
Estiveram presentes na solenidade o diretor regional da 15ª RISP, Oseas Chaves; o diretor do presídio de Teófilo Otoni I, Wederson Coelho; o diretor do Presídio de Itaobim, Clayton Reges; o diretor do Presídio de Almenara, Vinicios Koch, e o diretor adjunto de Almenara, Renato Amaral, além do promotor de Justiça da comarca, do prefeito de Jequitinhonha, vereadores, integrantes das polícias Militar e Civil e o juiz de direito da comarca.
Fotos: Divulgação Sejusp