Itens resultam de apreensão da Guarda Municipal; 19 foram doadas nesta sexta-feira, em evento recreativo, e segundo lote será entregue no Natal das Forças
Detentos do Presídio de Itajubá, no Sul de Minas, estão reformando bicicletas apreendidas durante os trabalhos da Guarda Municipal, que já estavam se depreciando nos depósitos da instituição por conta do tempo. Após o processo de recuperação, os itens ganham novo destino: alegrar a vida de crianças do município. Na manhã desta sexta-feira, 4/11, o primeiro lote de doação foi entregue a dezenove crianças do Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração - que desenvolve um importante trabalho social na cidade. Por meio de sorteio, elas foram contempladas em evento recreativo das forças de segurança, denominado “Atividades para Crianças”, que ocorreu no batalhão local do exército.
A segunda remessa, de no mínimo 15 bicicletas, será entregue em dezembro, na segunda edição do Natal das Forças de Itajubá. O trabalho de reforma resulta de uma soma de esforços: Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ministério Público, Guarda Municipal e Poder Judiciário – que forneceu os materiais necessários para realizar as reformas.

Antes de cumprir sua sentença, Israel Gonçalves, 36, teve uma experiência de seis anos com reforma de bicicletas. Agora, ele, que também atua na cozinha do presídio, está multiplicando seu conhecimento para outros dois detentos - auxiliares nos trabalhos.


O diretor-geral do Presídio de Itajubá, Marcelo Castro, afirma que há uma satisfação coletiva em apresentar um retorno social por meio deste trabalho, voltado às crianças, de recuperação das bicicletas e dos dois eventos recreativos de união das forças de segurança. “Arrecadamos alguns itens para brindes de brincadeiras e doações e promovemos diversas atividades lúdicas nos eventos. O Natal das Forças tem direito até a um agente da segurança vestido de Papai Noel. É uma alegria fazer mais de 200 crianças felizes”, compartilhou o diretor.

Uma preocupação permanente
Para auxiliar no projeto voltado às crianças da comunidade, ao longo do ano, a unidade mantém uma parceria sólida com o Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração. É feita a doação mensal de 200kg de verduras da horta cultivada pelos detentos e também de marmitas de isopor que aportam na unidade, para as refeições diárias, trabalhadas com cimento e transformadas em vasos decorativos – que o Centro recebe e vende para a arrecadação para fundos de custeio.
Texto: Dayana Silva
Crédito fotos: Divulgação/Ascom Sejusp
Assessoria de Comunicação / Sejusp