As obras foram realizadas por meio de um Termo de Cooperação do Sistema Prisional com as prefeituras de Piumhi, Doresópolis e Capitólio
Um Termo de Cooperação entre as prefeituras de Piumhi, Doresópolis e Capitólio e a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) possibilitou a construção de um pavilhão com 24 vagas para os detentos do regime semiaberto do Presídio de Piumhi. Houve um investimento de aproximadamente 80 mil reais, pelo Poder Executivo dessas três cidades, situadas na região Centro-oeste do estado.
As obras tiveram início em julho de 2018. Trabalharam cerca de 10 presos nas funções de pedreiro, pintor, eletricista e bombeiro. O novo local tem 90 metros quadrados e somente a parte de serralheira foi executada fora da unidade prisional. Os presos tiveram direito a remição de pena, ou seja, um dia a menos na pena para cada três dias de atividades laborais.
O diretor-geral do Presídio de Piumhi, Fábio Vinicius Luz, destaca o empenho de todos na construção do pavilhão. “Essa união de esforços representa o apoio e compromisso das autoridades e comunidade da região em prol da segurança pública. Todos somos responsáveis, podemos e devemos fazer algo”, lembra o diretor.
O pavilhão representa mais segurança para servidores, população e até mesmo para os presos, pois aqueles que estão no regime semiaberto ficam separados dos detentos do regime fechado, evitando desta forma possíveis coações para a entrada de objetos ilícitos na área carcerária.
A administração da verba e compra de material foi gerida pelas três prefeituras. Várias autoridades estiveram presentes na solenidade de inauguração: prefeitos da região, juiz, promotora, diretores da 18ª Região Integrada de Segurança Pública, advogados e servidores do Presídio de Piumhi.
Por Bernardo Carneiro
Fotos: Divulgação Ascom/Seap