Fundado no dia 22 de junho de 2008 ao lado da penitenciária da cidade, o Presídio de Teófilo Otoni realizou nesta quinta-feira, 20.06, uma solenidade em comemoração aos dez anos de funcionamento da unidade prisional. Nessa primeira década o presídio sempre primou por oferecer um espaço com excelentes serviços de atendimento e pela segurança dos servidores e da comunidade onde está localizada.
A subsecretária de Humanização do Atendimento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Seap), Emília Castilho, esteve presente no evento e destacou a evolução do sistema prisional em Minas Gerais. “Desde a criação da antiga Seds em 2003 e a criação da Seap em 2017 foi perceptível nossa evolução nesses mais de dez anos. Apesar das dificuldades do dia a dia, não podemos deixar de comemorar as vitórias. Todo o apoio que o presídio tem dos parceiros são de extrema importância para fazermos um bom trabalho" disse em seu discurso.
A cerimônia de aniversário também contou com duas homenagens do corpo diretivo para dois agentes de segurança penitenciários que trabalham no presídio. Discursaram algumas autoridades da cidade e o diretor-geral, Fransenir Barbosa Bicalho. O prefeito do município, Daniel Sucupira, aproveitou a oportunidade para divulgar uma excelente novidade e parceria para o presídio: a instalação de uma fábrica de blocos e a disponibilização de atendimento do Posto de Saúde da Família (PSF) na unidade prisional.
Em seu pronunciamento, Fransenir destacou a boa relação com as instituições do munícipio. “Minhas palavras não são um discurso, mas sim um agradecimento às pessoas que ao longo destes 10 anos colaboraram de alguma forma para o engrandecimento, solidificação e, principalmente, credibilidade do Presídio de Teófilo Otoni junto à Seap, Ministério Público, Polícia Militar e Civil, OAB, Defensoria Pública, Prefeitura, Câmara Municipal, Pastoral Carcerária, entre outras instituições. Não teríamos uma unidade assim não fosse por todos os nossos servidores, que ajudaram a escrever essa história. Sei que não é fácil, por isso destaco o empenho de todos em trabalhar com muito empenho e dedicação” agradeceu o diretor-geral.
Localizado em uma das mais importantes cidades do Vale do Mucuri, a unidade prisional conta hoje com 20 presos trabalhando, sendo 14 em atividades internas, como manutenção, lavandeira e limpeza; e outros seis na construção da nova área para atendimento dos advogados de detentos da unidade. A obra acontece em parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e contará com quatro parlatórios.
Estiveram presentes no evento o defensor público, Ubirajara Chaves; o chefe de Departamento da Polícia Civil, Vinícius Sampaio; o cabo da Associação dos Praças do Interior de Minas Gerais, Anderson de Souza Gomes; os vereadores Melquisedeque Gomes dos Santos, Filipe Costa, Dedeu Baterias; o diretor-geral do Comando de Operações Especiais (Cope), Rômulo Marinho; o Presidente da 28° Subseção da OAB, Alan Kardec; o Presidente da Comissão Carcerária da OAB, Alonso Andrade, entre outras autoridades.
Por Fernanda de Paula
Crédito fotos: Douglas Vieira Fernandes