Ferramentas de acessibilidade

  

Reformas no Presídio de Santos Dumont irão dobrar vagas e melhorar estrutura da unidade

Toda a unidade prisional está em obras, que contam com o apoio da comunidade, além de verbas do Judiciário e Legislativo


O Presídio de Santos Dumont, na Zona da Mata, está sendo reformado desde fevereiro deste ano. As obras contam com o apoio da prefeitura da cidade, Pastoral Carcerária e Conselho da Comunidade, por meio de doações de empresários da região. A previsão é que todas as melhorias tenham um investimento total de 100 mil reais, provenientes de verba pecuniária, emenda parlamentar e ajuda de parceiros. A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) entra com a disponibilização de novos materiais de escritório, informática e móveis. A unidade prisional já aumentou as vagas, de 52 para 57 e a intenção é que esse número chegue a 120.

Portaria, refeitório, setor administrativo, muralha, entrada da unidade, guarita, pátio de banho de sol, salas de aulas e enfermaria, todos os locais do presídio estão sendo reformados. Alguns setores estão sendo ampliados como a enfermaria e muralha. O pátio de banho de sol receberá uma tela de proteção, para evitar entrada de materiais ilícitos. Outra novidade é a instalação de um Circuito Fechado de Televisão (CFTV).

O projeto é da nova gestão, tendo assumido o local em janeiro deste ano. “Estamos trabalhando na valorização dos servidores e dos agentes penitenciários, melhorando e reestruturando todos os setores de trabalho da unidade. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho digno e seguro, fazendo com isso uma unidade melhor, dinâmica e eficaz”, conta o diretor-geral do presídio, Alexandre Henrique Ferrari.

IMG 20190522 WA0096

Dez detentos trabalham na obra como pedreiros, pintores, eletricistas e serventes, comandados pelo coordenador geral do presídio. As obras também irão permitir aos presos um cumprimento de pena mais digno e humanizado. “Vamos dobrar o número de camas nas celas; faremos melhorias no pátio, para que os familiares tenham mais conforto; vamos reformar as salas de aula e parcerias de trabalho, visando um processo de ressocialização que vai ao encontro do que preza a Seap. E tudo isso graças aos funcionários, corpo diretivo da unidade, e a todos os parceiros e diversos colaboradores” destaca Ferrari.

Por Fernanda de Paula

Fotos: Divulgação Ascom - Seap

DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images