Ferramentas de acessibilidade

  

SEAP cria sistema para gerenciar acautelamento de armas

A Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) está modernizando a gestão do Sistema Prisional. Dando sequência a essa nova fase, foi criado o programa SEAP-Armas, que gerencia o acautelamento das armas da Secretaria. A plataforma permite controlar o tempo de cautela, localizar armas por número de série, controlar os pedidos de armamento, acompanhar todos os tipos de acautelamento, emite certidões para aquisição, renovação e transferência de registro de arma de fogo, entre outros.

Para o Subsecretário de Segurança Prisional, Washington Clark, os benefícios do novo sistema são inúmeros, como a agilização dos procedimentos da liberação das cautelas de armas aos servidores, economia gerada com a diminuição de uso do papel. “A ferramenta permite um melhor e maior controle dos acautelamentos de armas dos servidores do Sistema Prisional. Essa agilidade e otimização de recurso vai refletir diretamente na possibilidade de atingir um maior número de servidores, com o acautelamento de armas provendo a segurança pessoal dos agentes”.

A ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Sistemas da Informação (DSM), em parceria com a Diretoria de Segurança Externa (DSE), e vem sendo testada desde agosto do ano passado. Segundo o Agente de Segurança Penitenciário, Antônio Carlos Nascimento, um dos servidores do Núcleo de Armamento e que trabalha com o SEAP-Armas, o trabalho em equipe foi essencial para o desenvolvimento do sistema. “Foi um trabalho em conjunto. A ferramenta é uma peça fundamental para a modernização da segurança no Sistema Prisional. Está otimizando muito o nosso trabalho e gerando economia de tempo e de papel. Antes, tirávamos no máximo 30 certidões de registro de arma, já com a nova plataforma conseguimos fazer 100 certidões”.

Antes do sistema tudo era feito manualmente, por meio de planilhas de Excel e pastas no computador. A conferência da validade dos acautelamentos era manual e mais trabalhosa, o que gastava muito tempo da equipe responsável pelo acompanhamento. Com a nova plataforma, por exemplo, apenas com o MASP do servidor é possível ter acesso a toda sua documentação e situação. Outro benefício do SEAP-Armas é o prazo de respostas das solicitações de acautelamento. Todos os processos são respondidos antes de expirar a data limite. Os pedidos continuam sendo solicitados via correspondência.

Diretoria de Sistemas da Informação (DSM)

Criada na atual gestão da Secretaria, a diretoria é a responsável pela tecnologia da informação da SEAP, e foi formada a partir da junção das Diretorias de Recursos Tecnológicos (DRT) e Diretoria de Gestão da Informação (DGI) da antiga Secretaria de Estado de Defesa Social.

O Sistema Integrado de Gestão Prisional (Sigpri), o Sistema Integrado de Gestão de Escolta, Sistema de Controle Interno da Corregedoria, e agora o SEAP Armas, foram todos desenvolvidos pela DSM. A Diretoria está criando mais plataformas para outros setores da Secretaria. A equipe é composta por desenvolvedores, analistas de banco de dados, analistas de requisitos, inclusive Agentes de Segurança Prisionais com formação na área.

Em tão pouco tempo, o setor já virou referência para outras forças de segurança pública, como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e até a Polícia Federal. Inclusive, desenvolveu o hotsite do projeto Procura-Se da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).

A convite do Superintendente de Tecnologia, Comunicação e Modernização do Sistema Prisional, Adão Jairo, e do Subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Wilson Gomes, o Agente de Segurança Penitenciário, Márcio José da Silva, foi convidado para assumir a Diretoria. Ele foi o gerenciador do projeto Registros de Eventos de Defesa Social (REDS) Reds, que habilitou Agentes de Segurança Prisional e Socioeducativos em todo o Estado para lavrarem os REDS.

“Recebi o aval do Secretário da SEAP, Desembargador Francisco Kupidlowski, para modernizar o Sistema Prisional com inovações tecnológicas e automação de processo, e com a difícil missão de substituir o Sistema INFOPEN pelo SIGPRI, que já é um sucesso”, destaca Márcio.

Segundo o Diretor da DSM, o setor irá receber nos próximos dias servidores dos Estados do Amapá, Rondônia, Roraima e Espírito Santo, que viram a Minas Gerais conhecer mais sobre o trabalho da Diretoria.

Por Fernanda de Paula

DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images