A Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), reafirmando os três pilares da gestão prisional, quais sejam, Segurança, Valorização do Servidor e Humanização do Atendimento; com a ajuda fundamental da sociedade civil, inaugurou no dia 31.01, uma obra no Presídio de Itabira, na Região Central. O edifício de dois pavimentos, construído junto à portaria da unidade prisional, conta com 142m² e será utilizado como Salão Família e vestiários dos servidores.
A construção foi viabilizada por meio de recursos provenientes da verba pecuniária da Vara de Execuções Penais da Comarca de Itabira, somados a doações de empresas da região. Foram aplicados R$190 mil reais na construção e a execução da obra ficou a cargo de dez detentos, além da colaboração primordial do Conselho da Comunidade do município. O novo espaço conta com banheiros e fraldário e tem como objetivo aumentar o conforto dos familiares nos dias de visitação. Os vestiários do segundo pavimento também proporcionam mais comodidade e segurança para os servidores que diuturnamente garantem a segurança e o atendimento da população carcerária.
O Secretário Adjunto de Estado de Administração Prisional, Marcelo José Gonçalves da Costa, destacou a importância do conceito de parceria, expresso no artigo 4º da Lei de Execuções Penais, que prevê a cooperação da comunidade nas atividades de execução da pena. “Em nome da Secretaria de Estado de Administração Prisional agradeço a todas as pessoas que colaboraram para tornar real a construção desse espaço. Agradecemos ao Conselho da Comunidade, à Vara de Execuções Criminais de Itabira pela generosidade na administração das verbas pecuniárias, além do empenho dos servidores e direção do Presídio de Itabira. Que esse espaço possa ser preservado e utilizado com esse mesmo espírito de colaboração”.
A Juíza da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Itabira, Cibele Mourão de Figueiredo Oliveira, destacou a satisfação de poder atender a uma reivindicação antiga dos familiares quanto à necessidade de um local adequado para se acomodarem nos dias de visita. “Nós entregamos esse espaço no qual as crianças poderão ser atendidas com o fraldário, bebedouro, banheiro e os visitantes se acomodem de forma mais adequada e digna. Essa obra foi possível graças à boa vontade do Conselho da Comunidade, do interesse e da sensibilidade da direção da unidade prisional, além da responsabilidade e comprometimento da Justiça em realizar essa parceria com o Poder Executivo, diante da crise econômica pela qual o Estado e o país atravessam”.
Para a diretora-geral do Presídio de Itabira, Maria do Carmo Celestino de Barros, a construção do edifício possibilitará o bem-estar dos visitantes e também a segurança de Técnicos e dos Agentes de Segurança Penitenciários que desempenham atividades na unidade prisional. “Graças à coragem e determinação de todos os envolvidos na construção deste local, os servidores do Presídio de Itabira possuem hoje este vestiário, o que é de grande importância, já que muitos deles se deslocam de outros municípios para realizarem suas atividades aqui no Presídio.”
Além do Secretário Adjunto de Estado de Administração Prisional, Marcelo José Gonçalves da Costa, participaram da solenidade a Juíza da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Itabira, Cibele Mourão de Figueiredo Oliveira; o Secretário de Governo de Itabira, Ilton Magalhães; o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabira, Robson Costa Souza; a Presidente do Conselho da Comunidade, Selma Lúcia; a diretora-geral do Presídio local, Maria do Carmo Celestino de Barros; a diretora-geral do Presídio de Rio Piracicaba, Mariuce dos Anjos Gonzaga; o diretor-geral do Presídio de Nova Era, Marcelo de Oliveira Fabri; o diretor-geral do Presídio de João Monlevade, Eliziário Almir dos Santos, e servidores da SEAP dessas respectivas unidades.
Por Rangel Oliveira