A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização (Dep), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedects) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), conseguiu junto ao Ministério de Educação 2.831 vagas em 26 cursos profissionalizantes do Pronatec. As aulas serão realizadas em 148 unidades prisionais do Estado que demonstraram interesse nas capacitações. As setes turmas começaram as atividades esta semana.
Nessa primeira etapa estão sendo ofertados dois cursos: o de Assistente Administrativo no Presídio de Baependi, no Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia e na Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares. O outro curso foi o de capacitação de Microempreendedor Individual que aconteceu nas unidades de Vespasiano, de Pedro Leopoldo, na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, em Uberlândia e na Apac de Canápolis e também na Apac feminina de Pouso Alegre.
A previsão é que as outras turmas comecem em agosto nas outras 140 unidades prisionais e Apacs do Estado. Durante a escolha dos cursos, foi levado em consideração a empregabilidade local e a geração de renda, incentivando a criação de negócios próprios aos futuros egressos. As opções vão desde pedreiro de alvenaria até maquiador.
Além de atender as pessoas privadas de liberdade de Minas Gerais, o recurso deverá alcançar os egressos do sistema prisional e seus respectivos familiares. Assim, para atender a essa demanda, o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) também está incluído na disponibilização das vagas.
Por Fernanda de Paula
Crédito foto: Ascom Sedectes