Agentes penitenciários participam do evento com apresentação de material bélico, equipamentos operacionais, cães e cursos da Academia do Sistema Prisional
A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) participa nesta quinta-feira (30/5) e sexta-feira (31/5) do 4º Workshop de Tecnologias e Procedimentos Policiais, realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS) da Polícia Militar, no bairro Prado, em Belo Horizonte. Também estão representados no workshop a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Federal.
A atividade tem o objetivo de propiciar aos futuros sargentos do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública e convidados o conhecimento sobre armamentos, munições, equipamentos diversos, fardamentos e ainda orientar a atuação do futuro sargento como primeiro interventor nos diversos tipos de ocorrências.
Para o subsecretário de Segurança Prisional, Rodrigo Machado de Andrade, a integração com as forças de segurança pública é fundamental. “O evento mostra a importância de trabalhar em conjunto com a Polícia Militar”, reforça o subsecretário.
Em um dos estandes do evento, agentes de segurança penitenciários da Central de Suprimentos apresentam armamentos, munições menos letal, granadas, coletes balísticos, tonfas, algemas e espargidores de pimenta. O canil do Presídio Antônio Dutra Ladeira participa com demonstrações de três cães: um rottweiler, um pastor-belga malinois e um pastor alemão.
A Academia do Sistema Prisional participa com informações sobre os cursos oferecidos aos servidores do Sistema Prisional e o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Presídio Inspetor José Martinho Drumond dá explicações sobre técnicas de atuação em unidades prisionais.
Por Bernardo Carneiro
Fotos: Divulgação Ascom/Seap