A Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), por meio da Subsecretaria de Humanização do Atendimento e do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, promoveu no último sábado, 23.09, na área externa da unidade prisional, o projeto Trabalhando a Cidadania. A ação, realizada em conjunto com uma instituição parceira de Assistência Religiosa, proporcionou o acesso a serviços de corte de cabelo, atendimento jurídico, emissão de documentos, atrações artísticas e espaço infantil a cerca de 200 presos do regime semiaberto e aos familiares em visitação na unidade prisional.
Os detentos e visitantes ainda tiveram acesso à palestra de saúde, aferição de pressão e à vacinação trivalente contra a gripe. A Subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho, agradeceu a colaboração de todos os parceiros envolvidos no evento, destacando que os serviços oferecidos também estão à disposição dos presos nas unidades prisionais, com exceção da emissão de certidão de nascimento, que é realizada pelo Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais, (RECIVIL). “O projeto Trabalhando a Cidadania traz a oportunidade de interação entre familiares, detentos, voluntários e servidores do Presídio, o que é muito importante no processo de ressocialização. Nesta ação, os presos puderam solicitar a segunda via da certidão de nascimento, documento fundamental para ter acesso às demais documentações e atendimentos oferecidos.”
O diretor-geral do Presídio Antônio Dutra Ladeira, Rodrigo Machado de Andrade, explica que é a primeira vez que um evento dessa dimensão foi realizado na unidade. “Uma iniciativa envolvendo tantos atores, entre voluntários, familiares, servidores do setor de Atendimento e Segurança, em prol da assistência ao preso, é uma quebra de paradigma muito positiva para todo o Sistema Prisional”.
Por Rangel de Oliveira