A Secretaria de Estado de Administração Prisional integra a Operação Transformers, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas ((FICCO) desencadeada na manhã de hoje, 09.11, em Uberlândia, visando desarticular uma organização criminosa especializada na receptação de peças furtadas ou roubadas de veículos.
Cinco Agentes de Segurança Penitenciários do Presídio Professor Jacy de Assis estão atuando diretamente na operação. A participação da SEAP consiste na realização do registro das pessoas detidas e a realização da escolta dos presos para o presídio.
A ação teve como foco uma empresa recuperadora de caminhões com atuação nacional, que se autointitula a segunda maior do Brasil. Instalada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está há 20 anos no mercado e apresenta grande movimentação financeira, sem comprovar qualquer lastro contábil ou tributário para isso.
Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva contra os donos da empresa, sete de prisão temporária e dez de condução coercitiva. A equipe apreendeu 28 veículos e uma lancha, bloqueou 10 contas bancárias e sequestrou um imóvel.
A operação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) com a parceria da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) e Receita Estadual.
*Com informações da SESP MG.