O Secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, se reuniu com os juízes das Varas de Execuções Criminais e Penais das Comarcas de Ubá, Contagem e Juiz de Fora. Os encontros visam estreitar os laços entre os poderes Executivo e Judiciário, além de apresentar um panorama dos trabalhos que vem sendo realizados pela SEAP. O Secretário aproveitou para anunciar que a SEAP estuda a criação da Lei Orgânica e que tem agilizado a confecção das carteiras funcionais.
O magistrado de Ubá, Nilo Marques, esteve no gabinete da SEAP na manhã da última quarta-feira, 26/04, para discutir questões sobre o presídio de sua comarca. Participaram do encontro o Subsecretário de Segurança Prisional, Washington Clark; a Subsecretária de Humanização do Atendimento, Emilia Castilho; e o Subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Coronel Wilson Gomes. Os diretores geral e adjunto do presídio de Ubá, Alexandre Ferrari e Evandro Palamino, também acompanharam a reunião. Eles discutiram ações para a unidade prisional da cidade. O juiz afirmou que sempre apoia e autoriza ações de ressocialização, como trabalho e estudo.
Na parte da tarde, também na quarta-feira, o Secretário esteve no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem, para se reunir com o juiz Wagner Cavalieri, que comanda a Vara de Execuções Criminais há oito anos. O Subsecretário de Segurança Prisional também esteve presente. Durante a conversa, Cavalieri se dispôs a doar livros para as unidades da comarca. As obras serão usadas no projeto Remição pela Leitura. Para o juiz, a humanização é um grande caminho para se diminuir o índice de reincidência. “Temos que dar a oportunidade para eles se ressocializarem. Sou acessível e sempre mantive uma boa interlocução com a SEAP para dar andamento a esses projetos”.
Na quinta-feira, 27/04, o juiz Evaldo Elias Penna Gavazza, da Vara de Execuções Criminais de Juiz de Fora, veio a Belo Horizonte para conversar com o Secretário Francisco Kupidlowski. O diretor referência da 4° Região Integrada de Segurança Pública, Alexandre Cunha, também acompanhou o encontro juntamente com o staff da SEAP. Em pauta, as recentes interdições das unidades prisionais de Juiz de Fora. O magistrado garantiu que vai liberar verba pecuniária para obras nas unidades, como uma reforma na Penitenciária José Edson Cavalieri e reparos no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Juiz de Fora. Ele se comprometeu ainda com a construção de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na cidade.
Por Fernanda de Paula
Fotos: Divulgação SEAP/MG