O Secretário de Estado de Administração Prisional, Desembargador Francisco Kupidlowski, esteva na manhã desta segunda-feira, 16.10, na 13° reunião da Câmara de Coordenação das Políticas de Segurança Publica. Na ocasião, houve a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica e um Protocolo Integrado de Atuação das Instituições de Segurança que buscam a prevenção e repressão dos crimes decorrentes de explosões de caixa eletrônicos e seus correlatos. O acordo conta com a participação da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar.
Segundo o Secretário da SEAP, Desembargador Francisco Kupidlowski, a SESP está de parabéns pela iniciativa e pelo termo de cooperação. “Esse é um documento de cidadania das instituições de segurança participantes. Nós temos que fazer a nossa parte para minimizar esses problemas. A Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) assina com muito honra e se compromete fazer a sua parte, em prol de toda sociedade”.
O documento detalha o papel de cada órgão envolvido, em que as ações são pautadas principalmente no compartilhamento integrado de informações de inteligência e na realização de operações policiais. À SEAP caberá monitorar e prestar informações sobre os presos detidos por envolvimento com explosão de caixas eletrônicos.
Também assinaram o documento o Secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes; o Superintendente Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Robson Fuchs Brasilino; o Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Paulo Henrique de Urzeda Mota; o Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Herbert Figueiró de Lourdes; o Chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, João Otacílio Silva Neto e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Cláudio Roberto de Souza.
Crédito foto: Carlos Alberto Pereira/Imprensa MG