Ferramentas de acessibilidade

  

Sistema Prisional especializa Agentes de Segurança Penitenciários para Escolta Hospitalar e Intervenção Rápida

Duzentos e oitenta e três Agentes de Segurança Penitenciários receberam nesta quarta-feira, 27.12, o diploma de conclusão dos Cursos de Escolta Hospitalar e Intervenção Rápida, entregues pela mão do Secretário de Estado de Administração Prisional, o Desembargador Francisco Kupidlowski, e do Superintendente da Academia do Sistema Prisional, Lincoln Ignácio Pereira. A capacitação dos servidores da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) faz parte de um dos pilares de atuação da atual gestão que vê, na valorização profissional, o caminho certo para a construção de um Sistema Prisional mais forte, eficaz e eficiente.

Para o Secretário de Estado de Administração Prisional, Desembargador Francisco Kupidlowski, a cerimônia foi muito importante e gratificante, e reforça a dedicação de todos para a construção de uma SEAP que seja referência. “Nós somos insaciáveis na aprendizagem e no ensino. O investimento na educação dos servidores ocupou destaque na minha administração, e a criação da Academia do Sistema Prisional veio para isso. A SEAP e a sociedade podem comemorar hoje a entrega desses agentes altamente qualificados e prontos para o cumprimento da nossa missão institucional. O aprimoramento profissional é condição primeira para que alcancemos a qualidade desejada nas nossas ações, enquanto Secretaria de Estado. A caravana da SEAP sempre seguirá em frente, forte e altaneira. Eu não vou abrir mão de tornar os servidores cada vez mais especializados, e trazer mais condições de trabalho dignas e honradas”. (Veja, ao final da matéria, o discurso do Secretário.)

A formatura é a primeira da Academia do Sistema Prisional e reforça a valorização do servidor pela SEAP. Durante a solenidade, foi executado o Hino do Sistema Prisional, criado esse ano em comemoração ao aniversário de um ano da Secretaria. Os cincos primeiros colocados de cada turma subiram ao palco para receber seus diplomas e brevês. Também foi apresentado um vídeo com fotos e imagens dos cursos, que emocionou a todos.

Ao todo, 132 Agentes de Seguranças Penitenciários concluíram o Curso de Intervenção Rápida. A capacitação é responsável pela formação dos membros que compõem os Grupos de Intervenção Rápida (GIR) das unidades prisionais e visa aprimorar o conhecimento dos servidores, uniformizar a forma de atuação e garantir uma pronta resposta a qualquer tipo de distúrbio.

O Coordenador do Curso de Intervenção Rápida, Luiz Alberto Pereira, é Agente de Segurança Penitenciário há sete anos e possui larga experiência no tema. “Foi muito bom e perceptível o crescimento profissional desses agentes. Ter a Academia do Sistema Prisional é uma oportunidade ímpar e que nunca tivemos, é um crescimento para a SEAP. Do meu trabalho, eu trouxe para eles como lidar com o inesperado. No GIR você tem horário para entrar, mas não tem para sair. A qualquer momento pode acontecer algo, e temos que estar dispostos, preparados e qualificados o tempo inteiro para poder agir”.

No Curso de Escolta Hospitalar foram capacitados 151 Agentes de Segurança Penitenciários. A capacitação abordou situações específicas da escolta em estabelecimentos médico-hospitalares. É importante destacar que, dos Agentes que concluíram os cursos, quatorze são oriundos de outros estados, especificamente: dois do estado do Espírito Santo, dois do Paraná, um de Santa Catarina, dois de Sergipe, dois do Mato Grosso do Sul, dois do Maranhão, um da Bahia e dois de Tocantins. Além destes ainda houve a participação de três agentes socioeducativos da Secretaria de Estado de Segurança Pública que participaram do Curso de Escolta Hospitalar.

Escolhido pela turma para ser o orador, o Agente de Segurança Penitenciário, Denison Irvik dos Santos, destacou em seu discurso a felicidade de todos os companheiros em concluir o curso. “Parabenizo e agradeço a nossos companheiros de profissão de outros estados que compartilharam conosco seus conhecimentos durante essa jornada. O sistema penitenciário mineiro é referência para o país graças à SEAP, que com uma gestão humanizada e preocupada com a qualificação técnica de seus profissionais, não mede esforços na busca de uma capacitação contínua de nós servidores. Fomos testemunhas da criação da Academia nesse ano de 2017, prova incontestável da valorização e importância da nossa categoria para o Governo de Minas Gerais”.

Segundo o Superintendente da Academia do Sistema Prisional, a satisfação de concluir mais essa capacitação não cabe no peito. “Foi um curso planejado e feito com os melhores profissionais, e poder devolver para o Estado e sociedade esses profissionais altamente qualificados, não tem preço. Ter uma academia onde podemos dar uma qualificação para o servidor e proporcionar especialização, com certeza é de extrema importância para o Sistema e sua atuação”.

O Subsecretário de Segurança Prisional, Washington Clark, prestigiou o evento e falou da dedicação da atual gestão em proporcionar melhores condições de trabalho. “Nós não somos da casa, mas somos todos guerreiros, e não temos cor de sangue diferente, independente da nossa corporação. E ao perceber que somos todos guerreiros, uma das coisas que nos tornam um grupo mais forte na batalha é a qualificação. Temos um compromisso muito grande em tornar o Sistema cada vez mais eficiente e profissional”.

Também participaram da cerimônia o Secretário Adjunto da SEAP, Marcelo José Gonçalves da Costa; o Subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Coronel Wilson Gomes da Silva Júnior e o Chefe de Gabinete da SEAP, Major Edmar.

Em menos de um ano de sua criação, a Academia do Sistema Profissional também formou mais de 10 mil Agentes de Segurança Penitenciários no curso de Treinamento com Arma de Fogo (TCAF). A previsão é de que novas turmas se iniciem em fevereiro nos Cursos de Escolta Hospitalar e Intervenção Rápida, além da criação de uma capacitação para Diretores de Unidades Prisionais.

Fernanda de Paula

Fotos: Carlos Alberto/Imprensa MG

 

Veja na íntegra o discurso do Secretário de Estado de Administração Prisional:


SENHORAS E SENHORES, BOM DIA!

INICIO A MINHA FALA NA MANHÃ DESTE DIA CITANDO MAO TSÉ-TUNG QUE, NO AUGE DE SUA SABEDORIA, AFIRMOU:
“A AUTO-SATISFAÇÃO É INIMIGA DO ESTUDO. SE QUEREMOS REALMENTE APRENDER ALGUMA COISA, DEVEMOS COMEÇAR POR LIBERTAR-NOS DISSO. EM RELAÇÃO A NÓS PRÓPRIOS, DEVEMOS SER INSACIÁVEIS NA APRENDIZAGEM E EM RELAÇÃO AOS OUTROS, INSACIÁVEIS NO ENSINO”

A NOSSA PRESENÇA NESTE AUDITÓRIO GUARDA RELAÇÃO DIRETA COM O FATO DE NOS SENTIRMOS INSACIÁVEIS NA APRENDIZAGEM E NO ENSINO. SE, NO PASSADO O APRIMORAMENTO PROFISSIONAL FOI UMA OPÇÃO, NOS DIAS DE HOJE É CONDIÇÃO PRIMEIRA PARA UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ANCORADA NO BINÔMIO QUALIDADE E OBJETIVIDADE.

QUANDO ASSUMI A GESTÃO DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL, ESTABELECI COMO PONTOS FOCAIS A SEREM PERSEGUIDOS A VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR, A SEGURANÇA NAS UNIDADES PRISIONAIS E A HUMANIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACAUTELAMENTO DE PRESOS. AO LADO DESSES TRÊS PONTOS FOCAIS, NOSSA EQUIPE ELENCOU OS CAMINHOS A SEREM TRILHADOS A FIM DE QUE OS OBJETIVOS COLIMADOS FOSSEM ALCANÇADOS E, DENTRE OS CAMINHOS PROPOSTOS, OCUPOU LUGAR DE DESTAQUE O INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DO SISTEMA PRISIONAL.

MAS PARA TRANSFORMARMOS A PROPOSTA EM REALIDADE, ERA PRECISO INSTITUIR UM EDUCANDÁRIO PRÓPRIO, UMA ESCOLA VINCULADA DIRETAMENTE À SEAP E, NO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2016 COM A PUBLICAÇÃO DO DECRETO DE COMPETÊNCIA, NOSSA ACADEMIA PASSOU A EXISTIR COMO ESTRUTURA FORMAL.

COM A ACADEMINA DO SISTEMA PRISIONAL INTEGRANDO A ESTRUTURA FORMAL DA SEAP, TOMOU POSSE, NO DIA 26 DE JANEIRO DE 2017, O SEU SUPERINTENDENTE E, NA MESMA DATA, DETERMINEI AO MEU GABINETE QUE INSTRUMENTALIZASSE A NOSSA ACADEMIA DE FERRAMENTAS QUE PERMITISSEM PLANEJAR E EXECUTAR, DE PRONTO, TRÊS IMPORTANTES CURSOS E TREINAMENTOS, SENDO ELES, O TREINAMENTO COM ARMA DE FOGO (TCAF) PARA TODAS AS REGIÕES DO ESTADO, O CURSO DE ESCOLTA HOSPITALAR E O CURSO DE INTERVENÇÃO RÁPIDA.

OS CURSOS E TREINAMENTOS FORAM PLANEJADOS CONSIDERANDO A CAPACIDADE DE EXECUÇÃO DA NOSSA ACADEMIA. JÁ TREINAMOS E CAPACITAMOS MAIS DE DEZ MIL AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIOS PARA O USO DE ARMAS DE FOGO E, HOJE, A SEAP PODE COMEMORAR, OS SERVIDORES PODEM COMEMORAR E, PRINCIPALMENTE, A SOCIDEDADE MINEIRA PODE COMEMORAR, PORQUE ESTAMOS ENTREGANDO ÀS DIVERSAS UNIDADES PRISIONAIS 284 PROFISSIONAIS ALTAMENTE QUALIFICADOS E PRONTOS PARA O CUMPRIMENTO DA NOSSA MISSÃO INSTITUCIONAL.

COM ESTES DOIS CURSOS, ABRIMOS AS PORTAS DA NOSSA ACADEMIA PARA AS SECRETARIAS DE ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL DE OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO E TIVEMOS O PRIVILÉGIO DE RECEBER AGENTES PENITENCIÁRIOS DOS ESTADOS DO PARANÁ, SANTA CATARINA, ESPÍRITO SANTO, SERGIPE, MATO GROSSO DO SUL, MARANHÃO E TOCANTINS.

ESTA, CERTAMENTE, É A PRIMEIRA DE INÚMERAS SOLENIDADES DE FORMATURA CAPITANEADAS PELA NOSSA ACADEMIA. PARA O ANO DE 2018, CONTINUAREMOS COM O TCAF E COM OS CURSOS DO GIR E DE ESCOLTA HOSPITALAR E VAMOS IMPLEMENTAR O CURSO VOLTADO PARA DIRETORES DE UNIDADES PRISIONAIS, BEM COMO TREINAMENTOS REGIONALIZADOS VOLTADOS PARA AS DIVERSAS CARREIRAS QUE INTEGRAM A SEAP.

ALÉM DOS CURSOS E TREINAMENTOS CONDUZIDOS PELA ACADEMIA DA SEAP, BUSCAREMOS PARCERIAS QUE PERMITAM AOS NOSSOS SERVIDORES PARTICIPAREM DE CURSOS OFICIAIS EM OUTROS ESTADOS E INSTITUIÇÕES. ESSE INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO É MUITO IMPORTANTE E O SERVIDOR DO SISTEMA PRISIONAL DE MINAS GERAIS NÃO PODE SER ALIJADO DESSE CONHECIMENTO.

INVESTIR NO APRIMORAMENTO PROFISSIONAL É CONDIÇÃO PRIMEIRA PARA QUE ALCANCEMOS A QUALIDADE DESEJADA NAS NOSSAS AÇÕES ENQUANTO SECRETARIA DE ESTADO RESPONSÁVEL PELO ACAUTELAMENTO DE PRESOS. DESTA CONDIÇÃO NÃO VAMOS NOS ARREDAR!

NOSSA CAMINHADA RUMO A UM SISTEMA PRISIONAL CADA DIA MELHOR PASSA PELO FORTALECIMENTO DO NOSSOS SISTEMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E, A ACADEMIA DO SISTEMA PRISIONAL É PEÇA FUNDAMENTAL NESTA ENGRENAGEM.

MUITOS SÃO OS NOSSOS DESAFIOS, SENHORAS E SENHORES, MAS ESTAMOS NO CAMINHO CERTO!

FICA AQUI, PORTANTO, O NOSSO CHAMAMENTO A TODOS OS HOMENS E MULHERES DE BEM QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA SEAP A NOS UNIRMOS NA SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS E NO ROMPIMENTO DAS BARREIRAS QUE SURGEM OU QUE SÃO COLOCADAS NOS NOSSOS CAMINHOS.

ENQUANTO ALGUNS SE LIMITAM À CRÍTICA PELA CRÍTICA, NÓS TRABALHAMOS!

ENQUANTO ALGUNS DEDICAM TEMPO A PROMOVER EROSÕES, NÓS CONSTRUÍMOS PONTES!

DO GABINETE DO SECRETÁRIO À UNIDADE PRISIONAL MAIS DISTANTE, SOMOS UMA EQUIPE E, COMO EQUIPE, TRABALHANDO EM PROL DO BEM COMUM, VAMOS ADIANTE, COM A NOSSA CARAVANA, ALTIVA E ALTANEIRA EM BUSCA DA EXCELÊNCIA.

JÁ CAMINHANDO PARA O TÉRMINO DE MINHA FALA, REGISTRO, OS MEUS CUMPRIMENTOS AO PROFESSOR LINCOLN IGNÁCIO PEREIRA, SUPERINTENDENTE DA ACADEMIA DO SISTEMA PRISIONAL E ESTENDO ESSE CUMPRIMENTO A CADA SERVIDOR QUE INTEGRA A NOSSA ACADEMIA E A CADA PROFESSOR E INSTRUTOR QUE, COM O ABALIZADO CONHECIMENTO CONTRIBUIU PARA QUE HOJE PUDÉSSEMOS ESTAR AQUI.

ÀS SENHORAS E SENHORES, ILUSTRES MESTRES NA ARTE DE ENSINAR, O RECONHECIMENTO DA SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL!

AOS NOSSOS FORMANDOS, GUERREIROS QUE POR VEZES SUPERARAM A DOR, O CANSAÇO, O SONO, A DISTÂNCIA DA FAMÍLIA E SE DEDICARAM AOS RESPECTIVOS CURSOS, FICAM OS APLAUSOS DESTE SECRETÁRIO DE ESTADO E DE TODA A SECRETARIA.

PARABÉNS, VOCÊS VENCERAM E SÃO MERECEDORES DESTE MOMENTO!

MAS LEMBREM-SE QUE A BUSCA PELO CONHECIMENTO DEVE SER UMA CONSTANTE NA VIDA DE QUALQUER PROFISSIONAL E, PORTANTO, NÃO SE ACOMODEM COM OS CURSOS QUE HOJE ESTÃO CONCLUINDO. FAÇAM DO APRIMORAMENTO PROFISSIONAL UMA META A SER PERSEGUIDA.

DE IGUAL MODO, NUNCA SE ESQUEÇAM QUE AQUILO QUE APRENDEMOS SÓ FAZ SENTIDO QUANDO COMPARTILHAMOS, QUANDO COLOCAMOS EM PRÁTICA EM PROL DO BEM COMUM, QUANDO FAZEMOS DO NOSSO APRENDIZADO UMA FERRAMENTA DE CRESCIMENTO NOSSO E DAQUELES QUE LABUTAM CONOSCO.

LEVEM OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS PARA O DIA A DIA DAS UNIDADES PRISIONAIS E DAS ESCOLTAS HOSPITALARES. MOSTREM O QUANTO VOCÊS SÃO CAPAZES DE FAZER A DIFERENÇA E O QUANTO ESTÃO COMPROMETIDOS COM O CRESCIMENTO E O APRIMORAMENTO DO SISTEMA PRISIONAL.

POR FIM, SENHORAS E SENHORES, GOSTARIA DE AGRADECER ÀQUELES QUE CONOSCO CAMINHARAM NESTE ANO QUE SE ENCERRA.

AGRADEÇO A DEUS POR NOS TER SUSTENTADO COM A FORÇA DE SUAS MÃOS. COM ELE AOS NOSSO LADO, NENHUM MAL CHEGA À NOSSA TENDA!

AGRADEÇO AO SECRETÁRIO ADJUNTO, AO MEU CHEFE DE GABINETE, AOS SUBSECRETÁRIOS, AOS CHEFES DE ASSESSORIAS, AOS SUPERINTENDENTES, AOS DIRETORES, AOS COORDENADORES, ÀQUELES QUE TRABALHAM NA ATIVIDADE MEIO E AQUELES QUE LABUTAM NA ATIVIDADE FIM. AOS QUE ATUAM COM MAESTRIA NA SEGURANÇA DAS UNIDADES PRISIONAIS E ÀQUELES QUE FAZEM DO ATENDIMENTO AO PRESO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE RESSOCIALIZAÇÃO.

A CADA SERVIDOR, DA CIDADE ADMINISTRATIVA À UNIDADE PRISIONAL MAIS LONGÍNQUA, O MEU MUITO OBRIGADO PELA DEDICAÇÃO, COMPETÊNCIA E DENODO À PROFISSÃO ABRAÇADA.

DESEJO A TODOS UM ANO DE 2018 REPLETO DE SONHOS E REALIZAÇÕES E QUE ESTES SONHOS E REALIZAÇÕES ALCANCEM A FAMÍLIA DE CADA UMA DAS SENHORAS E SENHORES.

VAMOS JUNTOS NESTA CAMINHADA PAUTADA NA ÉTICA, LEALDADE, CIDADANIA E JUSTIÇA, CONSTRUINDO UMA SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL APTA A SER REFERÊNCIA NACIONAL NO ACAUTELAMENTO DE PESSOAS.

VIVA A SEAP POR MAIS ESTA CONQUISTA!

CONTEM SEMPRE COM A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PRISIONAL E COMIGO!

DEUS ABENÇÕE A TODOS COM UM 2018 REPLETO DE REALIZAÇÕES.

DEPEN - Departamento Penitenciário de Minas Gerais
EDIFÍCIO MINAS
RODOVIA PAPA JOÃO PAULO II
B.: SERRA VERDE, Nº4143 - BH / MG
CEP: 31630-900
TELEFONES DE CONTATO

images