Núcleo de Assistência à Família (NAF) funcionará dentro da Unidade de Atendimento Integrado (UAI), inaugurada nesta quinta-feira (23/6)
Três Corações, no Sul de Minas, recebe, nesta quinta-feira (23/6), um Núcleo de Assistência à Família (NAF), que irá atender amigos e familiares de presos do município. Instalado na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Três Corações – inaugurada nesta mesma data –, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o NAF busca humanizar e agilizar os atendimentos aos familiares de indivíduos privados de liberdade.
A acolhida nas UAIs elimina os deslocamentos longos para as portarias dos presídios, geralmente localizados em áreas periféricas, com deficiência de serviços de transporte e de pontos de apoio para alimentação em seus arredores.
“A implantação do NAF visa o atendimento humanizado e qualificado aos familiares das pessoas em privação de liberdade, otimizando o tempo de espera, que anteriormente era realizado nas portarias das unidades prisionais”, destaca Poliana Albino, diretora de Assistência à Família.
Como acessar?
O NAF Três Corações prestará assistência aos familiares e amigos dos presos do município, que deverão utilizar a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) local para ter acesso a diversos serviços, como: cadastramento e credenciamento para visitas (íntima, social e assistida), emissão de carteirinha, atendimento social e entrega de documentos (auxílio reclusão, atestado carcerário e atestado de remissão de pena).
Para solicitar atendimento, é necessário agendamento prévio, por meio do link https://www.mg.gov.br/pagina/agendamento-online-gratuito, escolhendo o serviço, município, unidade, data e horário.
O atendimento no NAF de Três Corações ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Avenida Deputado Renato Azeredo, 1048, Bairro Nossa Senhora Aparecida – Três Corações. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail
NAFs no Estado
Com o serviço prestado em Três Corações, o Estado passa a contar com um total de 26 NAFs. Os núcleos são sempre dispostos em locais estrategicamente escolhidos de modo a facilitar o acesso dos familiares de presos, além de diminuir a demanda dos assistentes sociais de cada unidade, que passam a focar o seu trabalho na assistência direta aos presos.
Texto: Dayana Silva
Fotos: Divulgação Sejusp