Implantação do serviço representa mais um avanço da expansão do serviço em todo o estado.
O Departamento Penitenciário de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Gestão de Vagas e Custódia (SGVC) e da Diretoria de Gestão e Monitoramento Eletrônico (DME), implantou o Subnúcleo de Monitoramento Eletrônico de Varginha, consolidando um importante avanço na política de monitoramento eletrônico e na descentralização dos serviços em Minas Gerais.

O Subnúcleo iniciou oficialmente suas atividades no dia 13/12, após treinamento dos servidores, assumindo integralmente as funções de admissão, manutenção e retirada dos dispositivos eletrônicos, sempre em estrita observância às determinações judiciais.
A implantação do subnúcleo contou com o apoio da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), da direção do Presídio de Varginha e do Poder Judiciário, parceiro essencial para a efetividade das ações de monitoramento eletrônico.
Atualmente, a DME conta com 13 núcleos de monitoramento eletrônico e, com a implantação do subnúcleo em Varginha, passa a operar com oito subnúcleos em todo o estado. A nova estrutura amplia significativamente a capacidade de atendimento regional, impactando diretamente em diversos municípios do Sul de Minas. O subnúcleo representa um ganho expressivo diante das longas distâncias entre as comarcas, que dificultavam o deslocamento do indivíduo monitorado para cumprir etapas obrigatórias do monitoramento eletrônico.
Texto e fotos: Ascom Sejusp


